Estudantes brasileiros vão disputar a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica na Costa Rica

Além disso, os suplentes e a equipe da OLAA passam por oficinas de confecção e lançamento de foguetes de garrafa PET

O Brasil participará da 16ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro na Costa Rica. O país será representado por cinco estudantes brasileiros, selecionados a partir do resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O grupo é composto pelos alunos Arthur Gomes Gurjão (CE), 17, Filipe Ya Hu Dai Lima (PB), 16, Larissa Midori Miamura (SP), 19, Luca Pieroni Pimenta (SP), 16, e Lucas Praça Oliveira (CE), 17.

A OLAA contará com estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, entre outros. As avaliações dos participantes envolvem a realização de provas teóricas e práticas, tanto individualmente quanto em grupo, além de prova de observação astronômica e de lançamento de foguetes de garrafa PET.

Preparação

Segundo o coordenador nacional da OBA, o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a equipe passou por diversos treinamentos online e presenciais durante o ano e teve o apoio de astrônomos, medalhistas e engenheiros, entre outros.

A preparação conta com a resolução de questões de provas teóricas, provas de apontamento e de reconhecimento de partes de telescópio, além do reconhecimento de constelações a olho nu e com o uso de planetário.

Além disso, os suplentes e a equipe da OLAA passam por oficinas de confecção e lançamento de foguetes de garrafa PET.

Seleção

Para participar da olimpíada latino-americana ou internacional, os estudantes precisam atingir uma alta pontuação no nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Em seguida, são convidados a participar de diversas etapas de classificação, com provas e treinamentos online e presenciais até a escolha final da equipe que vai representar o país.

Sobre a OLAA

Fundada em Montevidéu (Uruguai) em 2008, com a participação do Brasil, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua entre as nações.

Realização:

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além dos Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, do Senador astronauta Marcos Pontes, da UERJ, da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário Facens e do BTG Pactual.

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Space Today, Física Total e AstroBioFísica.

 

Agência Drumond – Assessoria de Comunicação

Joyce Nogueira

Assessora de Imprensa

Últimas notícias

Tubarão estreia na 18ª edição do Parajasc

Tubarão está oficialmente na disputa da 18ª edição dos Jogos...

Judô de Tubarão retorna às competições com pódio no campeonato regional

A Associação de Judô do Sul de Santa Catarina,...

Homem é preso por agredir companheira na frente das filhas em Forquilhinha

Um homem de 21 anos foi preso por violência...

Homem é esfaqueado pelo próprio primo em bar

Um homem foi esfaqueado em Braço do Norte. Segundo a...

Doenças respiratórias segue como desafio crescente para a saúde pública

No próximo dia 25, é o Dia Mundial do...

Notícias Relacionadas