Estado alerta para conscientização, prevenção e tratamento da doença da Tuberculose

O Brasil integra a lista dos 30 países com maior número de casos de tuberculose

A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública e é a quarta maior causa de mortes por infecção, com cerca de 70 mil casos por ano no país. Por conta disso, no Dia Nacional de Combate à Tuberculose, 17 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca alertar a população para conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a cura da doença. Também reforça para a importância de campanhas de vacinação, informações sobre sinais e sintomas da doença (tosse persistente, febre e perda de peso) e a busca por tratamento imediato para evitar complicações e reduzir a transmissão.

O Brasil integra a lista dos 30 países com maior número de casos de tuberculose e de casos de coinfecção tuberculose-HIV. As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos. O sexo masculino predomina com 67,3% de notificações. Apesar do número expressivo, em 2023, o país alcançou uma cobertura de tratamento da doença acima de 80%, atingindo a sua melhor proporção dos últimos anos, com 89%, segundo dados do Relatório Global de Tuberculose de 2024.

Em Santa Catarina, no ano 2023, foram notificados 2.226 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O estado atualmente tem uma das menores taxas de óbito do país (1,08 óbitos por 100 mil habitantes). Neste mesmo ano, 80% do total dos casos notificados realizaram teste para HIV e 13,2% são coinfectados tuberculose/HIV.

Além disso, 28 municípios catarinenses também foram reconhecidos pela Secretaria de Estado da Saúde por atingirem as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção da doença no ano de 2022.

“A estabilização dos casos é um sinal de que estamos na direção certa. Temos o compromisso pelo fim da tuberculose. Para isso precisamos fortalecer as políticas de saúde, obter mais investimentos em tecnologia e ter profissionais comprometidos. Desta forma, poderemos alcançar a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública”, acredita Regina Valim, médica infectologista e gerente de IST, HIV/AIDS e Doenças Infecciosas Crônicas (GEDIC) da DIVE/SUV/SES.

Transmissão e sintomas

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e cérebro. A transmissão se dá por via aérea e pode acontecer de várias formas: pela fala, espirro e tosse da pessoa infectada. O contato direto com o doente em ambiente fechado e com pouca ventilação e ausência de luz solar representa maior chance de outra pessoa ser infectada. O principal sintoma da tuberculose é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre (especialmente à tarde), suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento.

Prevenção

A vacina BCG é uma maneira de proteção contra as formas graves de tuberculose e faz parte do calendário vacinal, devendo idealmente ser feita ao nascimento. Além disso, como forma de prevenção e controle da doença é sempre importante investigar os contatos mais próximos da pessoa que está em tratamento para que seja descoberta a infecção e/ou doença o mais rápido possível. Desta forma, o tratamento é iniciado precocemente e há a diminuição de possíveis complicações, além da redução na transmissão.

Tratamento

O tratamento da tuberculose é feito com uma combinação de antibióticos específicos, administrados ao longo de um período de seis meses a dois anos, dependendo da forma da doença e da resposta do paciente ao tratamento, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde

Últimas notícias

Faleceu aos 91 anos a Sra. Luiza Coradelli Correa

Faleceu hoje dia 1º ás 3:40 da madrugada no...

Acopanhe como foi a movimentação no Hospital Santa Otília nas últimas 24 horas

A Fundação Hospital Santa Otília juntamente com seus colaboradores...

Rio Fortuna forma primeira turma do Bombeiro Mirim

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor...

Vereadores de Orleans estiveram reunidos

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de vereadores de...

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Notícias Relacionadas