Obesidade é doença, não romantize a condição

A recente trajetória de emagrecimento da cantora Jojo Todynho reacendeu o debate sobre a obesidade e a forma como a sociedade a enxerga

Conhecida por defender a aceitação do próprio corpo, Jojo compartilhou abertamente sua decisão de emagrecer, destacando que a obesidade é uma doença e que precisa ser tratada com seriedade.

Para Bruna Abrão, psicanalista e especialista em neuroemagrecimento, é importante compreender que a obesidade não é apenas uma questão de opinião ou estética. “Obesidade é uma doença, e isso não sou eu quem está inventando, é a Organização Mundial da Saúde que afirma,” ressalta Bruna.

“Tratar a obesidade com seriedade é um ato de autocuidado. Não é sobre estética, é sobre saúde e qualidade de vida”.

A especialista explica que a obesidade é uma condição multifatorial, envolvendo genética, hábitos alimentares, e, muitas vezes, questões emocionais e psicológicas. “Muitas vezes, a comida é usada para preencher vazios emocionais, o que eu chamo de fome emocional,” explica Bruna.

Esse comportamento, associado a outros fatores, como sedentarismo e alimentação inadequada, pode resultar em problemas de saúde graves, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, impactando diretamente na qualidade e expectativa de vida.

5 alimentos que ajudam a derreter a gordura abdominal

Efeitos da primavera: como prevenir doenças alérgicas e virais

Jojo Todynho destacou que o desejo por uma vida mais saudável foi determinante em sua escolha, inspirando muitas pessoas a enfrentar a obesidade. Segundo Bruna, é possível amar-se e, ainda assim, reconhecer os riscos da obesidade.

“Amor próprio é olhar para o que realmente precisamos para viver bem. Muitas vezes, isso significa mudar hábitos e reconhecer que estamos usando a comida para preencher vazios emocionais,” completa.

Para a especialista, o exemplo de Jojo mostra que reconhecer a obesidade como uma doença é um compromisso com a saúde. “Romantizar a obesidade é perigoso. Amar-se significa cuidar de si mesmo, e isso envolve reconhecer quando precisamos de ajuda para melhorar”.

Se você sente cansaço extremo para fazer qualquer tipo de atividade no dia a dia e percebeu que seu manequim aumentou, procure ajuda médica para conseguir chegar ao seu peso ideal.

Por Priscila Horvat

OCP NEWS

Últimas notícias

Feriado deve movimentar mais de 700 mil carros na BR-101

Desde quinta, 14, a empresa estima um aumento no...

Livre do sarampo, Brasil recupera certificado internacional perdido há 5 anos

Felizmente, o Brasil não registra caso de sarampo desde...

Criciúma é campeã da Copa da Liga Santa Catarina Sub-14

A etapa final da competição foi disputada no último...

Coletiva de Artistas traz mescla de elementos ao Cultura Acic

Diferentes formas e materiais, técnicas e expressões artísticas, com...

Capivari de Baixo realiza a 4ª Marcha para Jesus

Evento é promovido por igrejas evangélicas e aberto a...

Notícias Relacionadas