No norte de Santa Catarina, a professora Rafaela Passos leva temas como saúde mental e ciberbullying para a sala de aula no Ensino Médio
Em Joinville (SC), a professora Rafaela Passos está transformando a educação na Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, ao formar seus alunos através da Disciplina de Cidadania Digital. As turmas de 1º e 2º anos da professora criaram histórias em quadrinhos para conscientização do ciberbullying e construção de um ambiente online mais seguro e respeitoso. Conheça mais dessa história!
Habilidades digitais
No norte de Santa Catarina, a professora Rafaela Passos leva temas como saúde mental e ciberbullying para a sala de aula no Ensino Médio. A docente aderiu à Disciplina Cidadania Digital em 2024 e junto com estudantes criou um projeto para que pudessem compreender os mecanismos do bullying nas redes sociais e expressar suas emoções.
O resultado dos encontros semanais rendeu uma série de histórias em quadrinhos. O trabalho dos alunos retrata os perigos online a partir de seus pontos de vista. As histórias construídas foram impressas e afixadas em um mural para exposição na escola.
“No início, os estudantes estavam tímidos. No acompanhamento com eles pude trabalhar a importância de fortalecer a autoestima e confiança neles mesmos”, relata a professora Rafaela.
Além disso, a temática engajou as turmas da disciplina eletiva a criarem outros materiais de referência sobre Cidadania Digital.
“Entre os conteúdos, nós passamos o passo a passo em fazer a denúncia sobre violências nas redes sociais. Para ampliar o conhecimento, nós fizemos uma peça teatral em que os estudantes criaram e contaram as histórias, simulando um tribunal de júri. Foi muito bom perceber como se sentiram mais confortáveis”, explica a docente.
Desenvolvimento de pensamento crítico
Até o início da Disciplina, a professora explica que havia um uso excessivo de celulares pelas adolescentes. Entre outros assuntos trabalhados nos últimos meses estiveram também privacidade e bem-estar emocional, temas dos módulos 1 e 2 do caderno de aulas de Cidadania Digital. Ao longo das conversas, parte da metodologia utilizada pela professora foi o desafio “uma aula sem celular”. Após a atividade, as adolescentes contaram como se sentiram.
A professora também utilizou recursos adicionais como vídeos para debater as temáticas que ampliam as habilidades digitais das estudantes. “Utilizei como material de apoio um episódio da série Black Mirror, intitulado ‘Queda livre’. Depois fizemos uma roda de conversa sobre a temática e os alunos comentaram a importância da saúde mental”, comenta a docente.
Rafaela Passos avalia que com a prerrogativa de atividades híbridas no Novo Ensino Médio, a prática pedagógica de Cidadania Digital aplicada ao contexto dos estudantes da Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar possibilitou que as atividades ultrapassassem os muros da escola, chegando em suas casas através de conversas com suas famílias.
“Nessa atividade, por exemplo, após a exibição do vídeo, os alunos realizaram o quiz do caderno de Cidadania Digital em aula híbrida”, menciona Rafaela.
Rafaela também comenta que um dos destaques de todo o processo foi perceber o desenvolvimento da autonomia entre as turmas. “Com ações como a peça teatral para tratar de ciberbullying, os estudantes ficaram felizes com a visibilidade das atividades que produziram. Eles puderam passar adiante as conversas sobre os canais de ajuda e compartilharam dicas com as suas famílias e seus amigos”, finaliza Rafaela Passos.
Cidadania Digital
Rafaela Passos faz parte de um grupo de mais de 400 professores de todo o país que aderiram à Disciplina Cidadania Digital, desenvolvida pela Safernet Brasil e pelo Governo do Reino Unido desde 2023. Com 44h de atividades sugeridas, o projeto é gratuito e já impactou mais de 40000 estudantes em todas as regiões do país. SC é o segundo Estado com mais estudantes beneficiados. Confira nosso mapa de indicadores com as informações atualizadas de escolas participantes e do impacto da iniciativa.
Além do caderno de aulas, a Disciplina de Cidadania Digital tem apoio das instituições realizadoras, por meio de curso de formação gratuita para professores, cadastro de secretarias de educação e suporte para docentes através de canal de atendimento exclusivo. Anualmente, experiências de professores de escolas públicas que aplicam a disciplina são reconhecidas no Prêmio Cidadania Digital em Ação. Professores e secretarias de educação interessadas podem se cadastrar neste link.
Assessoria de Imprensa
SaferNet Brasil
Marcelo Oliveira
Email: [email protected]










