Números seguem crescendo e as condições climáticas favorecem a proliferação

Com as condições climáticas mais favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, existe um risco de aumento nos casos das doenças transmitidas pelo vetor, como a dengue, chikungunya e o zika vírus, nas próximas semanas.

Em Tubarão, o número de focos do mosquito segue registrando crescimento. De acordo com dados das equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems) e da Vigilância Epidemiológica, o número de focos subiu de 316 para 320 em uma semana.

Sobre estes focos, 104 são em Oficinas; 44 no Centro; 33 na Vila Esperança; 25 no Santo Antônio de Pádua; 22 no Humaitá de Cima e no São João margem esquerda; 14 na Vila Moema; 13 no São Cristóvão; 10 no Humaitá; nove no Dehon; quatro no Recife, Revoredo e no Monte Castelo; três nos bairros Morrotes e no Fábio Silva; dois no São Martinho; e um foco cada nos bairros Sertão dos Corrêas, Passagem, Passo do Gado e Guarda margem esquerda.

Em termos de casos de dengue na cidade, são 147 os confirmados, sendo 35 alóctones (transmissão fora do município) e 112 autóctones (transmissão dentro do município). Já em relação às notificações, são 802 atualmente, e 650 casos descartados. Enquanto isso, existem cinco casos que se encontram sob investigação, em aguardo de resultado de exame laboratorial.

Em 2024, foram ainda um total de 23 internações hospitalares por dengue, mas nenhum paciente encontra-se internado no momento. E existe o registro de um óbito este ano em Tubarão em virtude da doença.

Colaboração

João Augusto Fuck, diretor da Dive/SC, reforça a importância da colaboração da população em manter os ambientes limpos e denunciar locais que possam abrigar focos do mosquito. “O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção, por parte de todos, para reduzir a transmissão da doença. A principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito, que estão localizados dentro e no entorno dos domicílios”, alerta.

Diário do Sul

Últimas notícias

Mulher leva tiro no peito em SC e autor do disparo alega legítima defesa

Uma mulher de 36 anos foi baleada no peito...

Salário mínimo 2026 começa a ser pago

O reajuste do salário mínimo nacional já começa a...

TUBARÃO | Força-tarefa do lixo recolhe 270 toneladas neste domingo

A força-tarefa especial para regularizar a coleta de resíduos...

MORRO DA FUMAÇA | Homem é ferido com facão e dois acabam presos após briga no Centro

A Polícia Militar prendeu dois homens, de 39 e...

Definidos os semifinalistas de mais uma edição do Praião

Estão definidos todos os semifinalistas da quarta edição do...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas