Mais de quatro milhões de vacinas contra a Covid-19 perdem a validade

Iniciativas como o uso de sistemas de monitoramento de temperatura podem ser utilizadas para prevenir a perda do imunizante

O Ministério da Saúde admitiu desabastecimento momentâneo de vacinas contra a Covid-19, após mais de quatro milhões do imunizante perder a validade. O montante representa um terço do lote de 12,5 milhões, comprado da farmacêutica Moderna, adaptadas à variante XBB, um contrato de R$ 725 milhões, segundo apuração do jornal Folha de São Paulo. Entre os obstáculos para a campanha de imunização estão a exigência de baixíssimas temperaturas de armazenamento, porém algumas iniciativas como o uso de sistemas de monitoramento de equipamentos para controlar o ambiente podem evitar situações como essa.

Ao todo, 18 estados brasileiros relataram falta parcial ou total do imunizante. O ministério alega que o desabastecimento durou apenas uma semana, porém a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma pesquisa entre os dias 2 a 11 de setembro, que apontou escassez do insumo para a vacinação de 6 em cada 10 municípios. “A utilização de sistemas de monitoramento de equipamentos para controlar a temperatura é fundamental para garantir a eficácia de vacinas, como a da Covid-19. Essas vacinas, em sua maioria, são extremamente sensíveis a variações do ambiente, exigindo condições rigorosas de armazenamento e transporte para manter sua integridade e eficácia, comenta Ricardo Reis, Diretor de Operações da Globalthings.

Qualquer desvio nos parâmetros de temperatura pode comprometer a qualidade do imunizante, o que pode reduzir sua capacidade de proteção ou até torná-lo ineficaz. “Sistemas de monitoramento contínuo são essenciais para assegurar que os equipamentos, como geladeiras e câmaras frias, mantenham as condições ideais, pois com esses recursos é possível acompanhar em tempo real a temperatura, detectar falhas rapidamente e acionar alarmes em caso de desvios”, explica Reis. O especialista sinaliza ainda que o registro automático de dados permite rastrear todo o histórico de armazenamento, facilitando auditorias e garantindo conformidade com normas de segurança.

A Globalthings é uma empresa especializada em soluções integradas para gestão na área da saúde e conta com o Connect+, um sistema que utiliza Iot (Internet das Coisas) e AI (Inteligência Artificial) para monitoramento em tempo real de equipamentos e ambientes críticos, como geladeiras, freezers e câmaras frias. A tecnologia conta com monitoramento 24 horas via desktop e mobile, emite alertas automáticos em casos de falhas, além de gerar relatórios e dashboards para tomada de decisão. Com esse software é possível prevenir falhas e garantir a integridade dos produtos armazenados, o que é essencial para garantir a eficácia de produtos como o imunizante contra a Covid-19.

Sobre a Globalthings – com 18 anos de história e atuação no mercado tecnológico, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para apoiar a gestão da manutenção e ativos de alto padrão de qualidade, inovação e eficiência no Brasil e no mundo. Desde 2018, é pioneira no desenvolvimento de sistemas hospitalares, otimizando o fluxo de trabalho e possibilitando um serviço de excelência.

Fonte: Camila Domingues

Últimas notícias

Chuva e ventos fortes causam danos na região

Em Tubarão, estação registrou ventos de até 97,9 km/h,...

Operação Mina do Mato: PC prende três pessoas

Cumpre também sete mandados de buscas para combater roubos...

MPSC se une ao Procon estadual para investigar origem de aumentos recentes do preço de combustíveis em Santa Catarina

De um lado, cidadãos questionam aos órgãos de fiscalização...

Mulheres são 60% dos inscritos no Enem 2024

A plataforma online permite o acesso aos números gerais...

Lotérica Orleans informa: Prêmio da Mega-Sena acumulou

Lotérica Orleans informa que o prêmio da faixa principal...

Notícias Relacionadas