Evento em Santa Catarina promove a redução de resíduos no setor de serviços

ExpoMais 2024 se une ao projeto Recicla Junto para colocar sustentabilidade em prática

Estima-se que 70% dos resíduos descartados no setor de serviços não são reutilizados. No cenário atual, com a crescente visibilidade à crise ecológica, a inserção de práticas sustentáveis se tornou uma demanda imprescindível em diversas esferas, como no ramo de eventos.

Com este intuito, o Recicla Junto, projeto de economia circular desenvolvido pela Cristalcopo, disponibilizará lixeiras exclusivas para o descarte de materiais recicláveis e orgânicos na ExpoMais 2024. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, na sede da Associação Empresarial de Criciúma, promove ações educativas e de conscientização relacionadas à reciclagem.

“O Recicla Junto tem como pilares a sustentabilidade, o social e a educação. Nosso objetivo, além de fazer a reciclagem acontecer na prática, é educar para a mudança de hábitos. Sabemos que, quando um hábito muda, ele não volta mais atrás”, ressalta Suany Cardoso, diretora de vendas e operações na Cristalcopo e diretora do projeto.

Responsável pela coleta dos resíduos gerados no evento e grande parceira do projeto, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (ACAFOR) irá ressignificá-los. Os materiais podem ser transformados em canetas, baldes, vassouras, e outros utensílios.

“A ExpoMais acredita que o futuro é sustentável e nós queremos mostrar sustentabilidade na prática, por isso estamos fazendo essa parceria. Por meio do projeto, vamos fazer o recolhimento e o gerenciamento de todos os resíduos do evento e garantir que tudo seja reciclado”, explica Danielle Zabotti, responsável pela Comunicação e curadora de conteúdo e experiência da ExpoMais.

Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), foram produzidos 82 milhões de toneladas de resíduos em 2022. Destes, apenas 4% foram reaproveitados. O índice, somado à destruição em massa de ecossistemas nacionais, comprova a urgência da criação de medidas sociopolíticas que incentivem a ressignificação desses resíduos.

A ação colaborativa entre a ExpoMais 2024 e o projeto Recicla Junto não apenas ajuda a reduzir o impacto ambiental causado pelos eventos, como também cria um legado de responsabilidade e sustentabilidade.

“Participar da ExpoMais, evento referência no Sul do Estado de Santa Catarina, é ter a oportunidade de inspirar pessoas e empresas a olharem para a reciclagem com mais atenção e mudarem seus hábitos no dia a dia. A Cristalcopo, além de fazer na prática, quer inspirar pessoas e empresas a fazer o mesmo”, afirma Cardoso.

Sobre o projeto

O Recicla Junto é um projeto de educação ambiental e incentivo à economia circular, idealizado pela Cristalcopo. De 2019 até agora, já coletou e reciclou mais de 400 toneladas de resíduos, gerando renda, reduzindo o impacto ambiental e fazendo a economia circular funcionar.

Entre as diversas ações realizadas está o recolhimento de resíduos no Heriberto Hülse, nas arquibancadas e em volta do estádio nos dias de jogos, além de ações de conscientização com a equipe da Associação dos Catadores de Forquilhinha (Acafor).

Sobre o evento

Apresentada por Sicredi Sul SC, Saúde São José e Carvão +, a oitava edição da ExpoMais ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Junto com a Acic, são cocriadores do evento a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, a Prefeitura de Criciúma, o Satc, o Sebrae, o Senac, o Sesi/Senai, a Unesc e a Unibave. Esta edição recebe também o apoio institucional da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

 

Fernanda Novello Azevedo
Estagiaria Corporativo
[email protected]

Últimas notícias

Homem é preso preventivamente em operação da Polícia Civil

A ação foi coordenada pela delegacia de Turvo A Polícia...

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres...

Femusc comemora 20 anos com nova identidade visual

Criação é de Luciano Martins, autor de peças de...

Seis toneladas de pescado são apreendidas durante fiscalização em Laguna

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio...

Notícias Relacionadas