Covid-19: nova variante pode ser mais contagiosa, dizem especialistas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não classificou a nova variante como uma variante preocupante, mas a mantém sob monitoramento

A nova subvariante da Covid-19, a XEC, traz alerta por conta da alta transmissibilidade em todo o mundo, pois pode levar ao aumento no número de pessoas infectadas que desenvolvem a doença. Entretanto, para especialistas, essa não é considerada uma variante de preocupação neste momento porque não apresenta riscos para casos graves.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não classificou a nova variante como uma variante preocupante, mas a mantém sob monitoramento. Os sintomas são comuns a outras doenças respiratórias comuns, como gripe e resfriado.

A XEC foi identificada inicialmente na Alemanha e tem uma crescente de casos diagnosticados na Europa e na América do Norte, e novos casos apareceram no Brasil. Os primeiros casos em Santa Catarina foram confirmados na terça-feira (15): dois casos foram identificados em setembro de 2024 em Jaraguá do Sul em duas mulheres, uma com 85 anos e outra com 34 anos, após sintomas de febre, tosse e coriza.

A identificação da nova cepa faz parte da rotina dos laboratórios para manter atualizado o número de casos. A detecção genômica dos vírus ajuda a observar a circulação da Covid-19.

Quanto as medidas de proteção, o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC), João Augusto Brancher Fuck, afirma que os métodos de prevenção devem se manter e que as medidas continuam sendo importantes para evitar a transmissão dos vírus respiratórios, como o caso da Covid-19.

“A Covid-19 tem vacina disponível e está no calendário de vacinação para crianças, idosos acima de 60 anos e pessoas que entram em algum grupo de risco como trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência”, afirma o diretor.

Últimas notícias

Tubarão estreia na 18ª edição do Parajasc

Tubarão está oficialmente na disputa da 18ª edição dos Jogos...

Judô de Tubarão retorna às competições com pódio no campeonato regional

A Associação de Judô do Sul de Santa Catarina,...

Homem é preso por agredir companheira na frente das filhas em Forquilhinha

Um homem de 21 anos foi preso por violência...

Homem é esfaqueado pelo próprio primo em bar

Um homem foi esfaqueado em Braço do Norte. Segundo a...

Doenças respiratórias segue como desafio crescente para a saúde pública

No próximo dia 25, é o Dia Mundial do...

Notícias Relacionadas