A sonda decolou acoplada a um foguete SpaceX Falcon Heavy do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
A sonda Europa Clipper da Nasa decolou nesta segunda-feira (14) dos Estados Unidos em direção a uma lua do planeta Júpiter para investigar se a sua composição lhe permite abrigar vida.
A sonda decolou acoplada a um foguete SpaceX Falcon Heavy do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão chegará à “Europa”, um dos satélites de Júpiter, em abril de 2030.
Este é um mundo que a agência espacial dos Estados Unidos ainda não observou com tanto detalhe. Abaixo de sua superfície de gelo existe um oceano de água líquida, estimam os cientistas.
“Europa é um dos lugares mais promissores para a busca de vida fora da Terra”, disse Gina DiBraccio, funcionária da Nasa.
A missão não buscará diretamente sinais de vida, mas tentará responder à questão da sua habitabilidade: Europa tem as condições que permitem a existência da vida?
Nesse caso, outra missão terá que ser realizada para tentar detectá-la.
“É uma oportunidade para explorarmos não um mundo que poderia ter sido habitável há bilhões de anos (como Marte), mas um que pode ser habitável agora”, disse Curt Niebur, chefe da parte científica da missão.
A sonda é a maior projetada pela Nasa para exploração interplanetária, chegando a 30 metros de comprimento com seus painéis solares estendidos, projetados para capturar a luz fraca no caminho para Júpiter.
Por HC