Escola de Turvo implementa Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”

Horta Escolar marcou o primeiro passo para desenvolver esse projeto

O Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” está impactando positivamente o dia a dia de alunos e professores em diversas escolas de Santa Catarina. Idealizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais.

Recentemente, a Escola EEB Morro Chato, localizada no município de Turvo, sul do estado, passou a integrar o projeto, que já é realizado em várias escolas de diferentes regiões catarinenses. As atividades foram conduzidas pelo instrutor Gilsonei Duarte e tiveram o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, que realçou a alegria e realização das crianças pela participação no projeto.

O presidente do Sindicato Rural de Turvo, Moacir Bendo, destacou a relevância do projeto, considerando-o essencial para complementar a aprendizagem das crianças, com educação ambiental e prática agrícola.

A diretora da escola, Cleusa Bardini, agradeceu ao Senar/SC pela parceria e realçou que o curso representou uma oportunidade para despertar a consciência das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável. “Nós, enquanto escola, trabalhamos a educação alimentar nutricional e o Plantando para o Futuro: Horta Escolar marcou o primeiro passo para desenvolver esse projeto.

Cleusa frisou, ainda, que cultivar espaço e plantação na escola é muito importante porque incentiva as crianças a prestarem atenção na natureza, nas formas, nas cores, nos cheiros e nos sabores. “O aprendizado sobre o cultivo de uma horta estimula também o gosto por uma alimentação saudável, o que é essencial para um futuro melhor”, afirmou.

O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” é destinado aos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de toda a comunidade escolar, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou o sucesso do projeto, enfatizando que incentiva hábitos alimentares saudáveis e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como planejamento, gestão, solução de problemas e respeito ao meio ambiente. “Os resultados têm trazido benefícios concretos para as escolas e o cotidiano dos alunos e isso nos mostra que estamos no caminho certo”.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Últimas notícias

Ministério da Saúde destina cerca de R$ 58 milhões para hospitais filantrópicos de SC ampliarem atendimento especializado no SUS

Como parte do programa Agora Tem Especialistas, o Ministério...

Parque abre inscrições para oficinas culturais

O período de inscrições para as oficinas culturais gratuitas...

Programação agita cidade neste mês

Gravatal vive dias especiais de celebração neste fim de...

Última semana do ano com alerta para temporais

A última semana de 2025 começa com temporais em...

Filho ameaça pais com facão após ter pedido de dinheiro negado

Um homem foi preso na tarde deste domingo (28),...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas