Edificações serão mais seguras, funcionais e com soluções sustentáveis
O Poder Judiciário catarinense (PJSC) entregará, em breve, duas edificações de qualidade, seguras, funcionais, flexíveis e com soluções sustentáveis, adequadas às atuais demandas da Justiça em duas regiões do Estado. A inauguração do Fórum de Garuva, no Norte, ocorrerá em 12 de dezembro. Já o prédio de Imbituba, no Sul, deve ser inaugurado no mês de março de 2025, de acordo com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), do TJSC.
As obras em Garuva estão finalizadas em 95%. Restam apenas a conclusão da subestação e a ligação de energia elétrica por parte da Celesc, a conclusão da instalação dos elevadores e alguns ajustes e correções em acabamentos. Com 2,4 mil metros quadrados de área construída e um terreno de 6,8 mil metros quadrados cedido pelo município, o Fórum terá estrutura física para abrigar a atual vara judicial, com possibilidade de expansão futura para mais uma, além de espaços exclusivos para a OAB e o Ministério Público.
Com uma linguagem arquitetônica contemporânea, ambas as edificações têm sistemas tecnológicos que proporcionarão segurança e conforto aos usuários. No que se refere à sustentabilidade, o engenheiro Everton William Tischer diz que haverá ventilação natural cruzada e uso de brises nas fachadas para a redução da insolação, diminuindo a necessidade de uso do ar-condicionado, por exemplo. A água da chuva será reaproveitada e o uso de bicicleta como transporte alternativo, incentivado. Em Garuva, a empresa TRÍADE é a responsável pela construção do novo Fórum.
Na outra ponta do Estado, as obras em Imbituba estão 85% prontas. “Atualmente os trabalhos estão em fase de acabamentos internos de pisos, revestimentos, portas, conclusão de instalações elétricas, ar-condicionado e telecomunicações e instalações hidrossanitárias”, explica Everton. Além disso, estão sendo realizados serviços externos de pavimentação, cercamento, urbanização e paisagismo. “Estamos tomando providências para a ligação definitiva junto à concessionária de distribuição de energia elétrica”, finaliza o engenheiro.
O prédio de Imbituba tem o mesmo modelo de Timbó e Navegantes e fica localizado ao lado do atual Fórum. Esse novo edifício terá 6,8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. O espaço físico foi projetado para abrigar cinco varas e diversos setores administrativos, oferecendo uma infraestrutura moderna e eficiente no atendimento das demandas da Justiça local. A construção está a cargo da empresa Construtora Camilo e Ghisi Ltda.
Taina Borges
NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste