Festival de curtas-metragens acontece em Joinville, em outubro

O Curta Fest irá promover a exibição de produções de todo país, de forma simultânea, em três locais da cidade

Em outubro, Joinville recebe a 1ª edição do Curta Fest, um festival de curtas-metragens brasileiros com o objetivo de disseminar e promover as produções audiovisuais.  O evento acontece dos dias 16 a 20 de outubro e contou com mais de 400 inscrições de produções de todo país.

Renan Vieira Oliveira, idealizador e produtor do evento, é formado em Produção Multimídia (IFSC) e atua no setor audiovisual, com foco em produção.  Ele conta que a ideia de realizar um festival surgiu desde o início de sua trajetória acadêmica e profissional, quando começou a frequentar e trabalhar em eventos do setor.

“Eu acredito que os festivais tem esse papel de disseminar as produções. Porque quando a gente pensa em produção audiovisual vejo bastante o foco na produção em si e a minha vontade é também permitir que esses trabalhos circulem, que alcancem mais pessoas. Então daí veio a minha vontade de produzir o Curta Fest”, relata.

Além disso, o Curta Fest busca ampliar a visibilidade do cinema independente, oferecendo uma plataforma para novos cineastas exibirem seus filmes. “Os festivais são a primeira janela de exibição de uma produção audiovisual, e é por meio dele que os produtores e diretores podem sentir a receptividade do público”, explica Renan.

Ao todo, foram mais de 400 interessados em participar entre as categorias Brasil, Catarina, Animação, Videoclipe e Universitária. Agora, os filmes inscritos passarão pela avaliação de uma comissão de curadores, que selecionará as produções que participarão da Mostra Competitiva, com base em critérios definidos pelos editais.

Os curtas selecionados serão exibidos simultaneamente em três locais diferentes de Joinville, uma estratégia pensada para ampliar o acesso da população ao festival. “Sabemos que a questão do deslocamento pode ser um empecilho para muitos, por isso escolhemos locais distintos na cidade para a exibição. Seja quem mora no Aventureiro ou no Itinga, todos terão a chance de participar do evento”, destaca Renan.

Por fim, a escolha dos vencedores será feita através do júri de especialistas que irá avaliar os curtas e através da votação do público que votará no melhor curta da noite.

Programação

O Curta Fest começa no dia 16 de outubro, com uma noite de abertura no Hotel Bourbon, localizado na Rua Visconde de Taunay, 275, no Centro de Joinville, às 19h30. Na ocasião será feita a apresentação do evento e a exibição de curtas metragens selecionados pela curadoria do Festival.

A exibição dos curtas selecionados para Mostra Competitiva vão acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro, nos seguintes locais: CEU Aventureiro, Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (AMORABI), no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE).

E no dia 20 de outubro ocorre a noite de encerramento do Festival, com a exibição dos vencedores de cada categoria e a entrega dos troféus.

Além das exibições, o festival oferece oficinas e masterclasses que visam capacitar novos talentos e fomentar o intercâmbio cultural entre cineastas, estudantes e profissionais da área. Estes espaços oferecerão aos participantes uma oportunidade única de aprendizado, troca de ideias e networking com profissionais da indústria cinematográfica. As oficinas acontecem durante os dias do Festival.

Toda a programação e o acesso ao Curta Fest é gratuita, considerando a capacidade dos locais. As informações oficiais são divulgadas no Instagram do evento: @curtafest. 

O Curta Fest é um projeto com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Bárbara Adriana Siementkowski

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Últimas notícias

Tubarão é uma das cidades mais seguras do estado

Município é destaque do anuário Cidades Mais Seguras do...

Acusado de estupros e importunação é preso

Na tarde de quinta-feira ele foi localizado na Costa...

Casa é totalmente destruída por incêndio em Criciúma

Após verificação da segurança no local, o imóvel ficou...

Dia Nacional do Trânsito (25): plataforma de mobilidade urbana investe mais de R$ 400 mil em ações de segurança no trânsito

Treinamentos, cursos e programas são direcionados a motoristas e...

IBGE aponta crescimento de 17,5% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas catarinenses em 2023

Nesse grupo, o Estado também se mantém como maior...

Notícias Relacionadas