Encerram na quarta-feira as inscrições à Escola Profissionalizante de Içara

Ao todo são ofertadas 80 vagas

O governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, comunica que estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes nas áreas de panificação e confeitaria, costura industrial e modelista de roupas. As mesmas podem ser feitas até o dia 18 de setembro no Paço Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para participar é necessário ser morador de Içara, alfabetizado e ter 16 anos ou mais.

Raquel Lima Arceno, técnica do Departamento de Trabalho e Renda, lembra que os cursos são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Além de promover mais oportunidades, os cursos auxiliam nas contratações pelas empresas, pois o trabalhador já chega com o conhecimento adquirido por meio da Escola Profissional Municipal. Isso, além de tudo, incentiva que novas empresas venham se instalar no município”, ressalta.

Prazos e outros detalhes dos cursos

A lista de classificados será divulgada no dia 19 e as aulas terão início no dia 23 de setembro, uma segunda-feira. O prazo para encerramento é 10 de dezembro. Quanto aos horários: o curso de Panificação e Confeitaria será realizado nos períodos vespertino (13h às 17h) e noturno (18h30 às 22h30); Costureiro Industrial e Modelista de Roupas apenas turmas à noite ((18h30 às 22h30). Desde 2021, mais de 800 pessoas já receberam o certificado para atuar nos mais diversos segmentos industriais.

“Cabe ressaltar que sem a qualificação, as dificuldades são maiores. Nestes três anos de projeto, também tivemos muitos ex-alunos que começaram a empreender em um negócio próprio. Bons exemplos não faltam”, destaca Raquel.

Participantes falam sobre o processo de formação

Alguns participar de cursos profissionalizantes relatam que a experiência foi uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos, estar atualizado com o mercado de trabalho e, consequentemente, aumentar as chances de conseguir um bom emprego.

Morador do bairro Boa Vista, Vinícius Lopes, fez o curso de soldador e conta sobre a sua vivência. “Graças a eles eu tenho uma grande oportunidade de crescer e conviver com muitas pessoas da minha área, como a Liberato. Hoje eu sou um soldador profissional dentro da empresa, e eu agradeço muito a oportunidade que me foi dada”. “Sou estrangeiro, cubano de nacionalidade e moro Içara. Fiz o curso de soldador, patrocinado pela Senai e pela prefeitura e graças a isso tenho uma grande oportunidade de crescer como soldador profissional dentro da empresa Librelato”, emendou Lisbannys Sanchez Noguera.

 

Colaboração: jornal Gazeta

Por Alexandra Cavaler

Últimas notícias

Grupo de Acolhimento ao Luto promovera palestra para explicar o tema

O Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), de Orleans,...

Alerta para Mosca-das-Frutas inclui monitoramento ampliado

Monitoramento da mosca-das-frutas tem início Segundo o informado pela Empresa...

Maratona de Criciúma 2024 entra na reta final de inscrições para corridas em 13 de outubro

Maior corrida de rua do sul de Santa Catarina,...

PM apreende mais de 4 mil garrafas de vinho em SC

O caso foi registrado na madrugada desta terça-feira (17),...

Homem é agredido com socos e chutes ao cobrar dívida por venda de carro

A dupla teria chegado em um Gol branco e...

Notícias Relacionadas