Estudantes de Florianópolis descobrem asteroides e recebem certificado da NASA

Projeto “Meninas na Ciência” busca incentivar alunas no estudo das ciências exatas e tecnológicas

Alunas do Ensino Fundamental, Médio e de Graduação de Florianópolis receberam certificado da NASA, agência espacial norte-americana. A atividade faz parte do programa de Caça Asteroides MCTI, uma parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação com o International Astronomical Search Colloboration (IASC) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a iniciativa objetiva aproximar a população da ciência cidadã.

O “Meninas na Ciência”, é um projeto de extensão da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), incentivou e promoveu a formação de times femininos para participação do programa Caça Asteroides MCTI 2024. Um dos times teve quatro asteroides descobertos na lista preliminar. Para a professora de física Gabriela Gauche do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, e líder do time, a atividade proporcionou muitos momentos de pesquisa e oportunidade de participação dos alunos com a ciência. “É importante celebrarmos programas como esse. A participação, principalmente de uma equipe toda composta por mulheres, contribui muito para o incentivo do estudo, da pesquisa, das ciências e das novas tecnologias”, avalia.

“Para mim foi muito boa a experiência, eu não fazia ideia que podíamos descobrir asteroides, quero participar mais vezes, principalmente com as meninas”, reflete a estudante Maria Heloise Moraes de Souza. Já para a aluna Valeska Tibisay, a experiência foi inesquecível. “Com certeza farei de novo, nunca passou pela minha cabeça ser possível descobrir asteroides por meio de imagens e vídeos enviados de um telescópio do Havaí, e receber esse certificado. Foi incrível”.

O projeto Meninas na Ciência realiza uma série de atividades envolvendo divulgação científica, combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas, atividades com alunas da educação básica e da graduação envolvendo práticas científicas, visitas a laboratórios de pesquisa e palestras com cientistas mulheres. “É muito importante que as meninas se sintam acolhidas e capazes de conhecer, descobrir e participar de projetos como esse, apostando na ciência e acreditando no futuro”, finaliza Gabriela.

 

Assessoria de Imprensa do Marista Escolas Sociais

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