Projeto Limpeza dos Mares é reconhecido com o Prêmio Expressão de Ecologia 2024, o ‘Oscar Verde’ do Brasil

Iniciativa celebra 176,5 toneladas retiradas de lixo do fundo das águas e encostas

O Projeto Limpeza dos Mares, iniciativa que transforma a realidade das águas brasileiras, foi agraciado com o 30º Prêmio Expressão de Ecologia, conhecido como o ‘Oscar Verde’ do Brasil. A condecoração também marca os 10 anos de existência da ação, que já retirou 176,5 toneladas de lixo do fundo do mar, praias, costões e rios. Organizado pela Editora Expressão, o prêmio é o maior reconhecimento ambiental do país e destaca as melhores práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A cerimônia de premiação foi no último sábado (31/05), no Costão do Santinho Resort e reconheceu o papel fundamental do projeto na remoção de resíduos das águas e praias do Brasil, promovendo a conscientização ambiental e envolvendo comunidades locais em ações de preservação. “A conquista é prova da eficácia e do impacto positivo que a iniciativa tem gerado ao longo dos anos”, comenta Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto e presidente de sua entidade organizadora, a Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).

Além das ações diretas de limpeza, o projeto também se destaca por suas iniciativas educativas, que incluem palestras em escolas e comunidades, além de promover a correta separação e destinação do lixo domiciliar. “O Limpeza dos Mares é fundamental para reduzir o impacto nos mares e garantir que as próximas gerações herdem um planeta mais responsável,” comenta a coordenadora Michele Ferrári. Na ocasião, ela agradeceu todas as empresas parceiras e ao Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do projeto, “além dos órgãos oficiais e voluntários que tornam esse sonho possível. Sem o apoio de cada um de vocês, esse trabalho não teria o impacto que alcançamos”.

Realizado anualmente desde 1993, o Prêmio Expressão de Ecologia foi criado um ano após a Rio 92, a histórica conferência da ONU que marcou o início de uma nova era de conscientização ambiental global. Ao longo de 30 anos, o prêmio registrou a inscrição de 3.390 projetos que buscam soluções sustentáveis para os desafios ambientais. Na 30ª edição, foram inscritas 121 organizações, e entre elas, o Limpeza dos Mares se destacou e foi contemplado com o Troféu Onda Verde.

Fonte da Pauta: André Seben/Jornalista/PalavraCom

Últimas notícias

Faleceu aos 91 anos a Sra. Luiza Coradelli Correa

Faleceu hoje dia 1º ás 3:40 da madrugada no...

Acopanhe como foi a movimentação no Hospital Santa Otília nas últimas 24 horas

A Fundação Hospital Santa Otília juntamente com seus colaboradores...

Rio Fortuna forma primeira turma do Bombeiro Mirim

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor...

Vereadores de Orleans estiveram reunidos

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de vereadores de...

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Notícias Relacionadas