Medicina do sono é pauta da Jornada Médica em Criciúma

Um dos aspectos muito abordados na jornada é que sono de qualidade garante uma melhor qualidade de vida e por isso é fundamental estarmos atentos

Apneia obstrutiva do sono, insônia e diversos outros aspectos relacionados ao sono nosso de cada dia foram a temática da XVI Jornada Médica da Zona Carbonífera, promovida pela Regional Médica de Criciúma, nesta sexta e sábado, 23 e 24/08.

A Jornada foi aberta na sexta-feira com dois palestrantes nacionais, o médico Pneumologista e especialista em Medicina do Sono Dr. Ricardo Duarte do Rio de Janeiro, que abordou o tratamento da obesidade e apneia obstrutiva do sono. A segunda aula foi realizada pelo Neurologista e especialista em Medicina do sono Dr. Fernando Morgadinho Santos Coelho, da Universidade Federal de São Paulo, que trouxe atualizações sobre diagnóstico e tratamento do transtorno de insônia.

“Qualquer queixa do sono que esteja impactando a sua qualidade do sono tem que ser vista por um especialista, que pode ser a parte médica gerenciando, com o apoio multiprofissional”, observa o Especialista em Medicina do Sono Dr. Fernando Morgadinho. Ele ressalta que o sono é um dos grandes pilares de autocuidado e dormir bem representa maior qualidade de vida. “Assim como manter o peso adequado, uma dieta adequada, uma vida saudável, o sono é fundamental para o autocuidado. Para eu ser o melhor de mim, eu tenho que estar dormindo bem. É fundamental um sono de qualidade para uma pessoa de qualidade”, explica.

Outro tema abordado na Jornada foram os riscos associados em pacientes com apneia obstrutiva do sono e obesidade. O especialista em Medicina do Sono Dr. Ricardo Duarte observa que a obesidade é um fator de risco que precisa ser tratado. “É uma epidemia, onde a gente tem a associação de duas doenças que são fatores de risco de doença cardiovascular. E hoje o que se busca é melhorar o estilo de vida, tentar melhorar a alimentação, evitar ao máximo o ganho de peso, porque a obesidade é um fator de risco prevenível. É o único fator de risco da apneia obstrutiva do sono que a gente consegue intervir efetivamente”, alerta do médico.

A Jornada Médica de Criciúma abordou ainda de temas como sono na mulher, sono na infância, exames de imagem e demência, diagnóstico e tratamento da apneia obstrutiva do sono e outros aspectos médicos relacionados ao sono. Para o presidente da Regional Médica, o médico Pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza, o tema é fundamental de ser debatido porque o brasileiro tem “dormido mal, privado de sono, com quantidade e qualidade de sono ruim. O tema Medicina do Sono é muito importante e foi escolhido para esta Jornada para abordarmos sobre inovações científicas, diagnósticos precoces e tratamentos específicos dos distúrbios do sono.”, afirma Dr. Fábio Souza. Ele destaca ainda que estudo divulgado pela Fiocruz demonstrou que mais de 70% da população brasileira tem algum distúrbio do sono, sendo que a insônia atinge mais de 50% das pessoas, e um a cada três brasileiros sofre de apneia obstrutiva do sono.

Mais de 150 médicos e acadêmicos de Medicina participaram do evento, realizado na Associação Empresarial de Criciúma.

Últimas notícias

Square SC recebe ação especial do Dezembro Laranja com foco na prevenção do câncer de pele

No próximo dia 5 de dezembro, das 11h às...

Cervejarias investem em tecnologia para atender o consumidor

Segundo a consultoria Euromonitor, o mercado de cerveja no...

Rincão Praia Kids está com inscrições abertas

A quinta edição do Rincão Praia Kids promete movimentar as areias do...

Festival Fronteiras desembarca em São Paulo em 2026

Prestes a completar duas décadas de atuação, o Fronteiras do...

Ex-diretor de Esportes e Secretário de Saúde usaram a tribuna da Sessão Legislativa

Os vereadores de Orleans estiveram reunidos na segunda-feira, 01...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas