Acesso indevido de contas do Bolsa Família é alertado por ministério

Adicionalmente, sugere-se registrar um boletim de ocorrência”, diz a nota do órgão federal

“Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa Tem.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta público de que há golpes sendo aplicados contra as famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Segundo o órgão federal, as famílias relataram o recebimento de um SMS, a mensagem de texto por celular, que sugerem o acesso a um link malicioso, feito para realizar ataques com vírus ou golpes.

Nessas situações, o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing). Com isso, acaba por ser permitido o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa Tem, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo programa.

Em nota para a imprensa, o MDS reforçou que:

  • Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família;
  • O Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
  • No caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais;
  • O Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

“Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa Tem. Adicionalmente, sugere-se registrar um boletim de ocorrência”, diz a nota do órgão federal.

O MDB ainda informou que o assunto está em monitoramento pela Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo bancário.

 

Fonte: Agora Laguna

Últimas notícias

CRICIÚMA | Discussão termina em agressão e caso de violência doméstica

Na tarde desta quinta-feira (25), a PM atendeu uma...

Bombeiros realizam resgate em ambiente aquático na Ponte da Amizade

As guarnições do 8º Batalhão de Bombeiros Militar foram...

Festas de fim de ano ainda excluem pessoas com deficiência em espaços públicos

Com a chegada do fim do ano, praças, parques...

CONCURSO: PMSC abre processo seletivo com salário de R$ 8,5 mil e vagas na região

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da...

Ex-alcoólatra vira gari e fatura mais de R$ 7 mil por mês com reciclagem de garrafa PET

A reciclagem de garrafa PET ganhou um significado especial nas ruas...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas