Museu ao Ar Livre realiza primeira sessão do projeto “Orleans Tem Cine”

A Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), realizou nesta segunda-feira, dia 19, a primeira sessão do projeto “Orleans Tem Cine!”

O filme “Azambuja – A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina” foi a atração desta tarde, exibido para alunos do Colégio Unibave, colaboradores e membros da comunidade. Serão seis sessões, com agendas ainda previstas para os dias 27 e 28, no Centro de Vivências. Escolas e interessados em assistir aos filmes devem solicitar agendamento.

O projeto está sendo executado pelo Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e foi aprovado em edital no final de 2023. As exibições são uma contrapartida do projeto que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da qual a instituição adquiriu um novo projetor. “O projeto vem para contribuir e fomentar a cultura local, dando acesso a filmes nacionais à comunidade orleanense, já que o município não dispõe de sala de cinema e nem todos têm a oportunidade de ir a outras cidades para assistir a um filme”, afirma a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O pró-reitor de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, acompanhou a estreia, desejando uma boa sessão aos presentes. Ele também lembrou que o filme exibido nesta tarde teve cenas gravadas no Museu ao Ar Livre, com a participação de pessoas da instituição.

Os filmes que serão exibidos são “Azambuja – A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, com sessões previstas, além da desta segunda-feira à tarde, para o dia 27, às 19h. O filme tem duração de 1h45min e é aberto ao público em geral e ao ensino superior.

Nos dias 27 e 28, haverá quatro exibições do filme “O Último Índio”, com sessões às 9h e às 13h30. Escolas interessadas podem entrar em contato com a Instituição para agendamento pelo WhatsApp, (48) 99904-2739. A diretora do Museu ao Ar Livre lembra que as vagas são limitadas e que, no dia 28, as sessões são especialmente destinadas aos alunos atendidos pela Apae.

O que é a Lei Paulo Gustavo?

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), homenageia o artista de mesmo nome, que morreu vítima de Covid-19, e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.

O governo federal repassou R$ 3,872 bilhões para Estados, Distrito Federal e Municípios, para aplicação em ações emergenciais. No segundo semestre de 2023, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, abriu o Edital nº 02/2023 “Orleans Audiovisual: Dote de Uma Princesa” da Lei Paulo Gustavo do município de Orleans, e o Museu ao Ar Livre, por meio da Febave, foi contemplado.

Antonio Rozeng
Assessor Imprensa

Últimas notícias

Ministério da Saúde destina cerca de R$ 58 milhões para hospitais filantrópicos de SC ampliarem atendimento especializado no SUS

Como parte do programa Agora Tem Especialistas, o Ministério...

Parque abre inscrições para oficinas culturais

O período de inscrições para as oficinas culturais gratuitas...

Programação agita cidade neste mês

Gravatal vive dias especiais de celebração neste fim de...

Última semana do ano com alerta para temporais

A última semana de 2025 começa com temporais em...

Filho ameaça pais com facão após ter pedido de dinheiro negado

Um homem foi preso na tarde deste domingo (28),...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas