A criação do Bairro da Juventude é a materialização de um sonho que teve início em 1º de setembro de 1949, por uma iniciativa do Rotary Clube. Inicialmente a Instituição chamava-se SCAN – Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados.
A entidade funcionou como internato até o ano de 1975, ano este em que os Padres entregaram a Instituição para as forças vivas da comunidade, que reunidas em uma Assembleia formada por vinte e cinco Entidades e Clubes de Serviço elegeram o primeiro Conselho Deliberativo que administra o Bairro da Juventude até os dias atuais. (Texto: Tirado do site da entidade)
Nesta sexta-feira alguns alunos de música e professor, mais uma diretora e o seu motorista, visitaram algumas empresas na cidade de Orleans. O Portal de Notícias Jornalsul do empresário e Agente Funerário, Pedro Paulo Miranda, recebeu a visita da entidade com músicas e muita alegria. Junto com o homenageado estavam os proprietários do Grupo Zapelini, Arnaldo e Silvane bem toda equipe, acompanhando a apresentação.
Cada pessoa que passava naquele momento parava para observar aquela linda apresentação cheia de emoção e carinho, um verdadeiro presente para quem a recebe. As crianças e seus diretores saem de Criciúma para visitar e promover esses momentos abençoados por Deus.