Produtores rurais de Rio Fortuna são capacitados para uma eficiente inseminação artificial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) promoveu, recentemente no Cedup, em Rio Fortuna, no Sul catarinense, o curso de Inseminação Artificial em Bovinos. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna.

 O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que a capacitação ocorre em todo o Estado, conforme demandas de cada região, para promover a melhoria da eficiência reprodutiva e do capital genético dos rebanhos bovinos catarinenses. “A inseminação artificial é uma técnica segura e eficaz feita por meio de um procedimento relativamente simples e rápido. O curso é essencial para a qualificação dos produtores, visando que utilizem a técnica de forma segura e eficiente para o melhoramento genético dos rebanhos”.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Fortuna, Silvestre Tenfen, frisa que a capacitação foi fundamental para transmitir conhecimentos práticos e teóricos essenciais para a eficiente aplicação dessa técnica. “Com isso, é possível obter eficiência reprodutiva, aprimoramento genético e uma bem-sucedida gestão de rebanhos bovinos”.   

De acordo com Tenfen, o curso atendeu toda a região Sul e o Vale do Braço do Norte é grande produtor de gado Jersey. “Inclusive Braço do Norte é a capital nacional do gado Jersey. Temos um expressivo rebanho e, por isso, vamos promover o curso todos os meses”, completa o Silvestre ao informar que a próxima edição será no período de 4 a 7 de dezembro, com o instrutor Leandro Warmling Tenfen. 

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Milton Nemeceh, com o objetivo de preparar os produtores para aplicarem a inseminação, visando o melhoramento genético. Foram treinados 10 produtores para que possam fazer a inseminação no rebanho de sua empresa rural e também atender as propriedades que ainda não dispõem desse serviço, ou seja, para atuarem como multiplicadores do método. 

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica de reprodução na qual o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca por meio de instrumentos específicos. Trata-se de um método que revolucionou o campo da reprodução e o melhoramento genético animal e representa uma das principais na pecuária bovina. 

“Capacitações como essa são fundamentais para baixar o custo no momento de dispensar a manutenção de um touro na propriedade, para encontrar material genético comprovado e com custos dentro da real idade de mercado, além de manter uma sanidade de rebanho sob controle permanente”, salienta Nemeceh.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Últimas notícias

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina

Cresceu em 14,4% o número de pessoas com deficiências...

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

A incidência de meteoros cortando os céus do país...

Granizo muda paisagem de cidades na Serra ontem sábado (19)

Temporais causaram estragos como quedas de árvores e destelhamentos...

Içara vence e avança à semifinal da Copa Sul

O Içara Futebol Clube carimbou sua vaga na semifinal...

Dois homens são presos por roubo em São Ludgero

Na noite desta sexta-feira (18), uma mulher foi vítima...

Notícias Relacionadas