TSE libera uso de marca de empresa privada no nome de urna para candidatos

Dúvida era se a proibição de marcas e produtos em propagandas eleitorais, prevista na Lei Geral de Eleições (9.504/1997), também se aplica ao nome da urna

Marcas ou siglas de empresas privadas poderão ser usadas no nome de urna dos candidatos às eleições municipais de 2024. O anúncio foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta segunda-feira, 1º, ao responder consulta feita por uma deputada de São Paulo.

A dúvida era se a proibição de marcas e produtos em propagandas eleitorais, prevista na Lei Geral de Eleições (9.504/1997), também se aplica ao nome da urna.

O TSE entendeu que a proibição relativa à propaganda eleitoral não se estende ao nome de urna. Para o ministro Raul Araújo, relator da consulta, não há regra expressa que proíba a presença de marca associada a empresas como parte do próprio nome do candidato na urna.

Araújo sustentou que a prática é comum, principalmente em eleições municipais, quando surgem candidatos como, por exemplo, “Fulano da Farmácia” e “Beltrano do Mercado”. A ministra Carmen Lúcia ainda sustentou que se deve “evitar que o uso de siglas e expressões, que são de abrangência pública, beneficie de forma abusiva alguma candidatura”, mas foi voto vencido. O placar foi de 4 a 3 pelo entendimento do relator.

Reforço

No julgamento, o tribunal ainda reforçou o entendimento de que marcas, produtos e siglas de empresas privadas não podem ser utilizadas em nenhuma peça de propaganda eleitoral. A regra foi inserida em resolução em 2019.

Fonte: Agora Laguna

Últimas notícias

CRICIÚMA | Praça Nereu Ramos receberá maior Balcão de Empregos de 2025 hoje sexta-feira

Com o objetivo de fomentar ainda mais o mercado...

Fábrica clandestina de ilícitos descoberta no bairro Vargem Pequena em Florianópolis

Uma operação do 21º Batalhão de Polícia Militar desarticulou,...

Polícia Civil de Santa Catarina recebe 4.000 smartphones da Receita Federal

A Polícia Civil de Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira,...

De Balneário Camboriú à “Dubai Brasileira”: Fabrício Oliveira lança livro sobre propósito e liderança transformadora

O gestor público e empresário Fabrício Oliveira, responsável por transformar Balneário...

Novas frentes frias podem trazer chuvas fortes até fim de novembro

Previsões numéricas apontam a possibilidade de que três frentes...

Notícias Relacionadas