PF desarticula grupo criminoso que falsificava diplomas em nome da UFRGS

Durante a ação, um dos investigados foi preso por uso de documento falso e exercício irregular das profissões na sua própria clínica de estética

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (28/6), a Operação Engodo, que tem como objetivo desarticular grupo criminoso que falsificava diplomas de mestrado e doutorado, utilizando indevidamente o nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Porto Alegre, expedidos pela Justiça Federal. Durante a ação, um dos investigados foi preso por uso de documento falso e exercício irregular de profissões, na sua própria clínica de estética, localizada no bairro Farroupilha, com o apoio dos Conselhos de Biomedicina e de Odontologia.

A investigação conseguiu identificar que, além dos diplomas falsificados em nome da UFRGS, o grupo vendia a promessa de revalidação de diplomas obtidos em instituições de ensino estrangeiras, por exemplo, Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos.

O grupo ainda cooptava pessoas, a maioria servidores públicos que desejavam obter o adicional de qualificação, cobrando o valor de, aproximadamente, R$7 mil e falsificavam os diplomas que eram apresentados perante os entes públicos municipais, estaduais e federal.

A PF estima que existam mais de dois mil diplomas falsos de mestrado, doutorado, pós, especialização e cursos em geral relacionados a este grupo criminoso.

Caso condenados, os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de exercício ilegal da profissão, uso de documento falso e associação criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Últimas notícias

Criciúma recebe os Jogos Universitários Catarinenses (Jucs) a partir de quinta-feira

Criciúma receberá, de 17 a 23 de julho, os...

Movimentação no Hospital Santa Otília nas últimas 24 horas

A Fundação Hospital Santa Otília juntamente com seus colaboradores...

Faleceu aos 84 anos o Sr. Raul Cavagnoli

Faleceu ontem dia (15) ás 23:00 no Hospital Santa...

São Joaquim: Institui o Dia Municipal dos Vinhos de Altitude; data será celebrada anualmente no dia 1º de março

Câmara de Vereadores de São Joaquim aprovou o Projeto de...

Comissão de Constituição e Justiça aprova admissibilidade da PEC da Segurança Pública

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Notícias Relacionadas