Violência contra educadores é tema de pesquisa nacional lançada em SC

Os constantes casos de violência e perseguições contra professoras e professores em Santa Catarina e no Brasil são tema de uma ampla pesquisa nacional realizada pelo Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es

O lançamento do estudo será realizado nesta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa, a partir das 14h.

O objetivo do estudo é produzir dados para possibilitar uma compreensão mais ampla dos discursos de ódio, do fenômeno das perseguições e a violência contra os educadores. A partir disso, será desenvolvido um protocolo de acolhimento, tanto jurídico quanto psicológico às vítimas.

“Essa é uma importante discussão a ser feita. Temos visto uma escalada de ataques contra professores. Nossos educadores já sofrem com baixos salários, condições insalubres de trabalho, insegurança nos contratos de trabalho e casos de violência também de estudantes. Ser professor no Brasil e em Santa Catarina não é fácil”, afirma a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc.

O estudo “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com pesquisadores de todo o país.

Tem parceria também do Ministério da Educação e do gabinete da deputada Luciane Carminatti. Em Santa Catarina, a pesquisa será implementada pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), que atuará diretamente nas escolas.

A primeira etapa da pesquisa é um questionário on-line para ser respondido por professoras e professores de todo o país na intenção de gerar dados de forma sistemática sobre os ataques e os avanços dos movimentos extremistas. Depois, em um segundo momento, serão feitas entrevistas com uma amostragem para se aprofundar no impacto desses ataques.

O formulário para a pesquisa está disponível aqui: https://onveuff.com/a-pesquisa/ e os professores já podem participar.

O evento para lançamento da pesquisa em Santa Catarina será realizado no Plenarinho da Assembleia. É gratuito e aberto ao público. Não precisa se inscrever para participar.

Colaboração: Equipe de Comunicação

Últimas notícias

PMSC atua na Operação Shamar com ações de proteção à mulher

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) teve papel...

Rio Maina ganhará novo Centro de Convivência dos Idosos após aprovação de projeto na Câmara

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na Sessão...

Mais de 3.500 jovens participam de Projeto de Educação para o Trânsito em Orleans

Reunir órgãos públicos e privados para trabalhar em conjunto...

ORLEANS | SAMU completa 15 anos de atuação na cidade

Na tarde da sexta-feira (5), Orleans comemorou os 15...

Dois veículos colidem na Rodovia SC 108 em Orleans

Dois veículos, um Chevrolet Tracker e um Volkswagen Saveiro,...

Notícias Relacionadas