Papa concede o título de Basílica Menor ao Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Santuário se tornará a primeira Basílica Menor de Santa Catarina

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado em Içara, foi reconhecido pelo Vaticano como Basílica Menor do Estado de Santa Catarina. Com a presença do Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e do Reitor, padre Antônio Vander, o anúncio oficial foi feito durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20), no Santuário da Diocese de Criciúma.

A solenidade de elevação do Santuário à Basílica Menor acontece no dia 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa Cruz. De acordo com o documento da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”. O título de Basílica é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber e apenas o Papa o pode conceder.

No final do mês de dezembro de 2023, o Santuário concluiu o processo de entrega dos documentos ao Vaticano. O material contou com um memorial descritivo de todos os espaços, bem como a apresentação de cada uma das expressões religiosas em torno do complexo, desde imagens, vitrais e objetos litúrgicos. Outorgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o documento abordou ainda os critérios que levam um templo a receber tal reconhecimento, bem como suas obrigações.

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto, destaca que o reconhecimento do Papa Francisco é como um presente que coroa a caminhada de evangelização em um período de festividade para a Diocese e o Santuário. “Celebramos agora em abril os dez anos do início das obras de construção do Santuário dedicado ao Coração de Jesus, e no próximo dia 27 de maio, a Diocese de Criciúma louva a Deus pelos seus 26 anos de criação”, destaca.

O Santuário Diocesano conta atualmente com várias celebrações durante a semana, realiza periodicamente casamentos e batizados. Além do templo principal em formato de cruz latina o complexo religioso abrange uma área de 13,5 hectares e é composto por outras igrejas, caminhos de oração, monumentos, campanário, convento e auditório. “A dimensão do Santuário não pode ser compreendida somente no seu ambiente territorial, mas no espaço que ocupa no coração das pessoas, são muitos corações pulsando em sintonia com o coração de Cristo, uma força que faz jorrar esperança, alegria e coragem diante dos desafios”, pontua o Reitor, padre Antônio Vander.

Primeira Basílica de Santa Catarina

O reitor explica que o reconhecimento é importante pois expressa uma proximidade ainda maior com o magistério da Igreja. A Igreja Católica reconhece dois tipos de Basílicas: as maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano. E as menores, que estão espalhadas pelo mundo. Com a elevação do Santuário, essa será a primeira Basílica de Santa Catarina, a 6ª no Sul do país e a 80ª em território nacional.

 

Colaboração: Comunicação Diocese de Criciúma

Últimas notícias

SC reforça segurança nas escolas com instalação de novas câmeras e botão do pânico em 100% das unidades

O Governo de Santa Catarina está implementando duas grandes...

Uma gôndola veneziana feita com placas de trânsito está na cidade de Pedras Grandes para visitação

Uma verdadeira atração turística na cidade, uma réplica de...

Lotérica Orleans infoarma: Mega sorteia hoje (12) R$ 38 milhões

A Lotérica Orleans informa que o prêmio da faixa...

Homem traficava para “complementar renda”

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Investigações Criminais...

Acidente com vítima fatal foi registrado nesta noite em Morro da Fumaça

Na noite de ontem, os bombeiros de Içara e ...

Notícias Relacionadas