O evento, gratuito e aberto à comunidade ocorre no Auditório do bloco II do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres)
O evento, gratuito e aberto à comunidade ocorre no Auditório do bloco II do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres). A entrada será liberada por ordem de chegada até a lotação máxima. Essa será a segunda apresentação da série, que inicia na próxima sexta-feira, 17, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no centro de Florianópolis.
Sob a coordenação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas, Raízes III é formado por músicos do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e da graduação em Música do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. O grupo é formado por 10 artistas, são eles: Alexandre Dietrich, Weliton Carvalho, Karol Lima e Bernardete Castelan Póvoas no piano; Caroline Pacheco Quadros e Eduardo Trojan no canto; Daniel Santiago Barroso no violão de 7 cordas; Paulo Eduardo Flores da Silva na flauta transversal; Raquel Turra Loner no violão; e Vitor Safer no violino e violoncelo.
Nesta terceira edição do programa do concerto, destacam-se peças musicais de diferentes ritmos, melodias e harmonias como a modinha, a serenata, a canção, o lundu, o jongo, o maxixe, o choro e o tango brasileiro. Com a realização desse evento, os organizadores pretendem celebrar a música brasileira em ambientação e interpretações contextualizadas em suas raízes, com os clássicos. “São gêneros com fortes cargas de elementos musicais de raízes brasileiras e com legado cultural fruto de nossa miscigenação”, afirmam.
Serão apresentadas obras renomadas de compositores brasileiros com repertório do final do século 19 até meados do século 20, como “O Guarani” de Carlos Gomes, os famosos chorinhos “Apanhei-te-Cavaquinho” e “Brejeiro” de Ernesto Nazareth, o “Jongo” de Lorenzo Fernandez, em que o piano faz uma transposição da música ritual afrodescendente, o “Tico-tico no fubá” de Zequinha de Abreu. Brasílio Itiberê da Cunha, Antônio de Silva Callado, Chiquinha Gonzaga e Benedito Lacerda também estão representados no programa.
A série Raízes III realizará três concertos em novembro, em diferentes cidades onde se situam unidades da Udesc. Em Florianópolis (17/11) no Mesc, em Laguna (23/11) no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) e em Joinville (30/11) no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).
Além do concerto, serão realizadas também ações formativas denominadas “Encontros com a Música”, em escolas das cidades visitadas. A iniciativa tem o objetivo de estimular crianças e adolescentes para a apreciação da música brasileira, seus ritmos e melodias, com demonstrações de como funcionam alguns instrumentos.
Programa
Carlos Gomes (1836 – 1896)
Guarani
Brasílio Itiberê da Cunha (1846 – 1913)
A sertaneja, Op.15
Cordão de Prata (1939), folclore
Antônio de Silva Callado (1848 – 1880)
Flor Amorosa
Querida por todos – Polca
Chiquinha Gonzaga (1847 -1935)
Lua Branca
Corta Jaca/ Gaúcho – Tango Brasileiro
Atraente – Polca
Ernesto Nazareth (1863 – 1934)
Brejeiro
Apanhei-te-Cavaquinho
Mandinga
Bambino
Zequinha de Abreu (1880-1935)
Branca
Tico-tico no fubá
Oscar Lorenzo Fernández – (1897 – 1948)
Jongo
Serviço
O quê: Concerto Raízes III – Um Resgate Musical entre Ritmos e Melodias.
Quando: 23 de novembro, às 17h.
Onde: Auditório do Bloco II do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), Udesc Laguna – Rua Cel. Fernandes Martins, 270, Progresso, Laguna/SC.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada até a lotação máxima.
Por: Agora Laguna