Spray nasal, um novo remédio contra a apneia do sono

Este spray nasal, um novo remédio contra a apneia do sono, promete revolucionar o tratamento contra a doença, que hoje é caro e pouco confortável

Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália. A pesquisa investigou como o medicamento, que aumenta a contração dos músculos da garganta e das vias respiratórias, impacta nos pacientes com a doença e o resultado animou os cientistas.

Apesar do experimento ter sido realizado apenas com dez voluntários, em 70% dos casos, o remédio se mostrou eficiente, reduzindo a gravidade da doença de 25% a 45%.

Tratamento atual

Hoje o tratamento pode ser realizado de duas formas.

Uma delas é um aparelho equipado com uma máscara que deve ser utilizado no paciente enquanto ele dorme. Pouco confortável, esse método acaba sendo usado pouco.

O segundo é a cirurgia, mas é invasivo para o doente.

Já com o spray promete ser uma solução revolucionária.

Como funciona o experimento

O experimento foi conduzido com um grupo de 10 pessoas, sendo cinco homens e cinco mulheres, todos diagnosticados com apneia do sono.

Divididos em três grupos: um deles recebendo o spray nasal placebo, o outro grupo recebendo um spray do remédio, e o último grupo recebendo o mesmo medicamento, mas teve a respiração restrita apenas pela via nasal, com a boca tampada.

Com uma diferença de uma semana entre eles, cada paciente completou um ciclo de monitoramento de três estudos de sono noturno.

Sem efeitos colaterais graves

Os resultados impressionaram e o spray não teve nenhum efeito grave nos pacientes.

O spray, que tem o nome de BAY2586116, também se mostrou efetivo na hora de reduzir os episódios de colapso das vias aéreas superiores durante o sono dos pacientes.

“O que descobrimos é que a aplicação por spray nasal do bloqueador dos canais de potássio que testamos é segura e bem tolerada”, disse o autor principal do artigo, e pesquisador no health and Medical Research Institute Sleep Health, Amal Osman.

Novas investigações

Apesar das descobertas incríveis, o spray terá mais estudos.

“Neste momento, não existem medicamentos aprovados para o tratamento da AOS, mas através destas descobertas e de pesquisas futuras estamos cada vez mais perto de desenvolver medicamentos novos e eficazes que sejam seguros e fáceis de usar”, explicou o co-autor do artigo, professor Danny Eckart.

Para o pesquisador, a descoberta pode abrir uma nova frente na luta contra a doença.

“Esses insights fornecem um caminho potencial para o desenvolvimento de novas soluções terapêuticas para aquelas pessoas com AOS que são incapazes de tolerar máquinas de CPAP e/ou cirurgia de vias aéreas superiores, e aquelas que desejam alternativas às terapias existentes”, concluiu.

Com informações de RACGP.

Espalhe notícia boa!

Últimas notícias

Prefeitura de Morro da Fumaça abre Processo Seletivo Simplificado Emergencial para projetos do FIA e FEI

A Prefeitura de Morro da Fumaça está com inscrições...

Sol, mar e piscina: como manter pele e cabelos saudáveis durante o verão

O verão intensifica a exposição ao sol, ao sal,...

IÇARA | Corrida Solidária arrecada mais de três toneladas de alimentos

A primeira Corrida Solidária de Natal, realizada em Içara,...

BALNEÁRIO RINCÃO | Terceira unidade Correios Essencial de SC começa a funcionar

A CEL Balneário Rincão, mais uma unidade Correios Essencial...

Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza desejo de Natal de menino internado

Na última semana, enquanto esteve internado na instituição, Gabriel...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas