40º edição: Torneio de Taco reúne competidores e mantém tradição em Siderópolis

Os organizadores instalaram um chuveirão para amenizar o calor e disponibilizaram água para hidratar os atletas.

Sob um sol forte, com temperaturas marcando 34 graus, por volta das 14h, 36 homens e 12 mulheres se inscreveram para a 40ª edição do Torneio de Taco Luciano Venturini, em Siderópolis. A competição foi disputada na terça-feira de Carnaval, dia 4, na rua de lajota entre a Igreja Matriz, no Centro, e a Piazza Nova Belluno. Foram mais de seis horas de competição no naipe masculino. Amaury da Rosa da Conceição e Franqui Salvaro venceram Emerson e Juninho na final.

Já no feminino, Brenda Rezende, vice-campeã em 2024, sagrou-se campeã ao lado de Morgana Martins, que havia ficado em terceiro lugar no ano passado. A dupla conquistou o título da segunda edição do torneio ao vencer Eliz e Suellen na final.

Mesmo com as condições adversas para prática esportiva, a tradição iniciada em 1985 foi mantida, homenageando os moradores da cidade, como destacou o membro da comissão organizadora Méricles Rossa, o Meck, durante a cerimônia de premiação. A edição deste ano homenageou Andreia Cesa no feminino e, no masculino, Toninho Venturini e Gersi Fritzen.

Surpresa

O prefeito Franqui Salvaro, de 51 anos, fez parte da dupla campeã e afirmou que não esperava a vitória. “Não esperávamos ser campeões. Mas, como tudo na vida, as coisas acontecem muitas vezes sem a gente programar”, comentou logo após a final. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre seu parceiro, Amaury. Morador de Siderópolis, o jovem de 18 anos já havia disputado a final no ano passado quando ficou com o vice-campeonato.

Com o título, os campeões garantem o direito de manter a dupla no próximo ano. No torneio, as inscrições são individuais, e as duplas são formadas por sorteio momentos antes do início da competição.

Feminino

1º – Morgana e Brenda;

2º – Elis e Suellen;

3º – Rita e New;

4º – Sandra e Josi;

Masculino

1º – Amaury da Rosa da Conceição e Franqui Salvaro;

2º – Emerson e Juninho;

3º – Fabão e Artur;

4º – Cris e Maurício;

Sobre o Torneiro

Segundo um dos organizadores do torneio, Jair Grossmann, o popular Rui Cabeça, que está com 59 anos, a ideia do torneio nasceu em 1985, por falta de opções de lazer na época. Rui, que neste ano não competiu por ter passado por um procedimento cirúrgico recentemente, foi campeão em 1987 e depois em 2022.

Além do Torneio de Taco, o carnaval em Siderópolis ainda teve programação na Piazza Nova Belluno, com programação do Carnaval Infantil, seguida dos Grupo de Trem de Ferro e Grupo Fissura.

Içara News

Últimas notícias

Médico que estuprou paciente em SC tenta se esconder em sótão para fugir, mas é preso

Antônio Teobaldo Magalhães, médico de 68 anos, foi preso...

Suspeito de manter mulher em cárcere privado é preso

Após receber denúncias de que uma jovem de 24...

Homem é preso em flagrante ao tentar abrir conta em banco com documentos falsos, em Criciúma

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por...

Anunciada a primeira homenageada deste ano: jornalista Rita de Cássia

Vencedora de vários prêmios de jornalismo, Rita de Cássia...

Governo Federal acolhe 127 repatriados vindos dos Estados Unidos

O Governo Federal, seguindo as determinações do presidente Luiz...

Notícias Relacionadas