16% dos agricultores têm internet de alta qualidade

A pesquisa revela um otimismo significativo entre produtores rurais

A pesquisa “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio” da KPMG em parceria com a SAE BRASIL revela que apenas 16% dos entrevistados têm acesso à internet de alta qualidade em toda a propriedade, enquanto 24% possuem qualidade apenas na sede da fazenda e 27% enfrentam conexão ruim. A pesquisa busca entender os estímulos para investimentos em tecnologia, tendências tecnológicas e visões sobre sustentabilidade e transição energética no agronegócio.

Os dados revelam que quase todas as atividades agrícolas utilizam tecnologia para melhorar o desempenho, com 91% dos entrevistados utilizando GPS, seguido por aplicativos de gestão financeira (85%) e imagens de satélite e aplicativos de gestão agronômica (ambos com 76%). A agricultura de precisão é utilizada por 70% e drones por 61%. A automação é vista como crucial para o crescimento contínuo do setor, dada a escassez de mão de obra. A pesquisa não menciona o uso de robôs.

A pesquisa revela um otimismo significativo entre produtores rurais e cooperativas em relação ao uso futuro de biocombustíveis em máquinas agrícolas. Cerca de 84% acreditam na expansão moderada a forte do biodiesel, enquanto 79% têm a mesma visão para o diesel verde (HVO). Quanto ao biometano, as opiniões estão divididas, com 56% esperando uma expansão moderada a forte e 44% prevendo um mercado de nicho. Essa visão positiva destaca o papel crucial dos biocombustíveis na descarbonização do agronegócio e na construção de um futuro mais sustentável para o campo brasileiro.

“A pesquisa revela um otimismo contagiante entre os produtores rurais e cooperativas em relação ao futuro dos biocombustíveis. Essa visão positiva reforça o papel crucial dos biocombustíveis na descarbonização do agronegócio e na construção de um futuro mais sustentável para o campo brasileiro”, complementa Daniel Zacher, mentor Agro e conselheiro SAE BRASIL.

AGROLINK – Leonardo Gottems

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas