15 pinguins reabilitados voltaram ao mar em Florianópolis; pinguim resgatado com anzol no olho está entre eles

Quinze pinguins-de-Magalhães já estão de para voltar ao mar. Eles foram resgatados em diversas praias de Santa Catarina e receberam cuidados no centro de reabilitação da R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade da Petrobras. A soltura será realizada pelo PMP-BS/R3 Animal nesta quarta-feira (25), na Praia do Moçambique às 8h45, em Florianópolis (SC).

Dentre os pinguins que serão soltos, alguns sofreram interações com petrechos de pesca durante seu deslocamento vindo das colônias, como o caso de um que foi registrado com um anzol na região do olho, em 20 de julho, na praia de Bombinhas/SC. O animal foi resgatado pelo PMP-BS/Univali e levado para a base de estabilização da instituição parceira, onde teve o anzol removido. Após um mês, foi encaminhado para o centro de reabilitação da R3 Animal.

Quando a lesão estava em processo de cicatrização, a equipe veterinária da R3 Animal relata que a ave apresentou novas irritações no olho. O tratamento com colírio resultou em melhora significativa e a visão não foi comprometida. O pinguim voltou a comer voluntariamente, ganhar peso e nadar para melhorar o condicionamento físico, até que ficou apto para soltura.

Pinguim resgatado com anzol no olho teve reabilitação bem-sucedida e está pronto para soltura

Dados de 2024

Este é o terceiro grupo de pinguins resgatados em Santa Catarina que será reintegrado à natureza em 2024. Ao todo, o PMP-BS/R3 Animal já reabilitou e soltou 30 pinguins neste ano. Com essa nova turma, serão 45.

Por serem animais gregários, o ideal é que a soltura seja realizada com, pelo menos, um grupo de dez. Após soltura, os pinguins seguem seu curso em direção às suas colônias reprodutivas.

Em Florianópolis, 2620 pinguins-de-Magalhães já foram registrados na temporada de migração 2024, dentre vivos e mortos, até 24 de setembro. Desse total, apenas 151 (5,7%) estavam vivos na hora do resgate, com sinais de afogamento e exaustão.

Por que os pinguins encalham?

No outono e inverno, os pinguins-de-Magalhães partem de suas colônias reprodutivas na Patagônia Argentina, seguindo corrente marítimas em busca de alimentos em águas mais quentes, quando atingem o litoral brasileiro, principalmente as regiões Sul e Sudeste.

Durante a migração, é comum que indivíduos mais jovens se percam do bando, devido à inexperiência, e acabem encalhando nas praias exaustos, afogados, desnutridos e hipotérmicos. Ações antrópicas como petrechos de pesca e poluição marinha agravam a situação.

 

Data da soltura: 25 de setembro, às 8h45

Local: Canto das Aranhas, na Praia do Moçambique

* A depender das condições do trajeto, a soltura poderá ser realizada no trecho em frente à antena da Praia do Moçambique

Confirme sua presença: (48) 91484582

** O evento não será divulgado ao público geral. O convite é apenas para profissionais da imprensa.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Associação R3 Animal executa o Trecho 3 que corresponde a Florianópolis.

Últimas notícias

Criciúma vence na Copa Sul Sub-15 e Sub-17

O gol que garantiu a vitória foi marcado por...

Unibave recebe representantes da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna

O pró-reitor Acadêmico, Leonardo de Paula Martins, avalia que...

Júris populares da próxima semana terão casos que repercutiram em diversas regiões

Jurados decidirão sobre homicídios tentados e consumados Entre os crimes...

Lotérica Orleans Informa: Mega, hoje (05), R$ 50 milhões acumulados

Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique...

Polícia Federal intensifica investigações e ações de repressão contra incêndios criminosos no país

Já foram instaurados, até o momento, 101 inquéritos para...

Notícias Relacionadas