Início Site

Museu Ferroviário deve ganhar destaque estadual

A secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, visitou ontem o Museu Ferroviário de Tubarão e teve a oportunidade de andar de trem no vagão VIP com a famosa Maria Fumaça.

Impressionada com o acervo do museu e com a paisagem do Vale do Rio Tubarão, a secretária anunciou que fotos do espaço farão parte do estande da Setur no Festival das Cataratas, que acontece entre os dias 4 e 6 de junho, em Foz do Iguaçu. Além disso, ela solicitou à assessoria que agende em breve uma data para a realização de filmagens no museu, com o objetivo de produzir um vídeo de divulgação sobre o local para as redes sociais do governo.

Durante o passeio, a secretária disse que “o turismo ferroviário contribui de forma significativa para o desenvolvimento regional, é uma experiência fantástica. Sei o quanto é importante levar o que temos aqui e promover essas riquezas. É sobre valorizar o que é nosso e mostrar para as pessoas tudo de bom que Santa Catarina oferece. Tudo que nos propomos a fazer, fazemos com excelência, porque o catarinense é dedicado e comprometido. Por isso, tenho certeza de que, uma vez promovido, o sucesso é garantido”, afirmou.

O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, destacou o potencial do município para se consolidar como destino turístico no estado. “Tubarão tem muito a mostrar, seja pelos seus equipamentos turísticos, como o nosso Museu Ferroviário, seja pelas belezas naturais, como o Rio Tubarão e outros pontos estratégicos de visitação. Queremos colocar a cidade na rota turística de Santa Catarina”, afirmou.

Segundo ele, durante o jantar com a secretária, foram apresentadas propostas importantes para o setor, como a revitalização completa do Museu Ferroviário e do Centro de Cultura Willy Zumblick.

Em Gravatal   

A secretária também visitou o município de Gravatal, onde conheceu dois importantes equipamentos turísticos, como a estrutura das águas termais, a construção do Centro de Eventos, o Mirante Tataywarê, a Casa do Mel e o local onde deverá ser construído o futuro Centro Hidroterápico.

Diário do Sul

Primeira neve do ano é registrada em Santa Catarina nesta quinta-feira

A madrugada desta quinta-feira (29) marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.

A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal — como neve ou chuva congelada — especialmente nas regiões mais elevadas.

Para que a neve se forme, é necessário que haja a combinação simultânea de temperatura próxima ou abaixo de 0°C e umidade disponível na atmosfera. E foi exatamente esse o cenário observado nesta madrugada: durante a madrugada, em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com cobertura de nuvens e registro de garoa. No início da manhã as cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram o fenômeno em quantidade suficiente para acumular em ruas, gramados, edificações e veículos.

Imagens do satélite GOES-19 também mostraram a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a instabilidade climática. A frente fria associada a esse sistema contribuiu para a formação das condições ideais para o fenômeno.

Mínimas registradas

Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Confira algumas das mínimas:

Urupema: -1,4°C

São Joaquim: -0,1°C

Urubici: -0,1°C

Água Doce: 0,7°C

Tangará: 1,5°C

Bom Jardim da Serra: 2,1°C

Fraiburgo: 2,4°C

Campos Novos: 2,7°C

Lages: 3,4°C

Previsão

A tendência é que o frio se intensifique ainda mais nas próximas madrugadas. A previsão indica novas mínimas negativas em diversas cidades dos Planaltos e do Oeste, com formação de geada ao amanhecer. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e recomenda atenção redobrada, especialmente para moradores das regiões serranas e de maior altitude.

Próximas horas

Nas próximas horas, a chance de precipitação invernal (neve ou chuva congelada) diminui na Serra catarinense. Apesar disso, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas na Serra e nas demais regiões do estado.

Da noite desta quinta-feira (29) até o amanhecer de sexta-feira (30), os termômetros devem cair ainda mais em relação aos últimos dias. Com isso, além das baixas temperaturas, há condições para formação de geada em várias regiões, especialmente nas áreas mais altas.

*Confira as temperaturas mínimas previstas para o amanhecer de sexta-feira (30):*

Extremo Oeste: 1°C

Oeste: 1°C

Meio-Oeste: -1°C

Planalto Sul: -3°C

Litoral Sul: 6°C

Grande Florianópolis Serrana: 1°C

Grande Florianópolis Litoral: 8°C

Baixo Vale do Itajaí: 9°C

Médio Vale do Itajaí: 6°C

Alto Vale do Itajaí: 2°C

Planalto Norte: -1°C

Litoral Norte: 8°C

Final de semana

No final de semana, as noites e manhãs continuam frias em todas as regiões, mas o sol deve predominar, garantindo temperaturas mais amenas durante as tardes. O cenário segue típico de outono com características de inverno antecipado, reforçando a importância de atenção às condições climáticas nos próximos dias.

Para os amantes do frio e da paisagem branca, o inverno já deu seu cartão de visitas — ainda em maio.

Fonte: Içara News/Defesa Civil

Museu ao Ar Livre e Unibave recebem selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam, na tarde desta terça-feira (27), o selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana. A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba, Alexandro Veronesi, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli. O selo reconhece instituições que contribuem com a preservação da história da imigração italiana no estado.

Segundo Veronesi, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de conservação histórica realizado pela instituição, especialmente por meio do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI). “Aqui existem pessoas envolvidas diretamente com a italianidade. A coleção de arquivos da Colônia Grão-Pará é uma das mais importantes da história de Santa Catarina e também do Brasil”, destacou.

O museólogo Idemar Guizzo ressaltou que o selo valoriza o trabalho contínuo do Museu ao Ar Livre em relação à etnia italiana e outras que colonizaram o sul catarinense. “Essa honraria reconhece o esforço de preservação documental, a realização de pesquisas e o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu com as diferentes etnias da nossa região”, explicou.

Livro

Idemar também é um dos autores do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875–2025)”, que será lançado no próximo dia 5 de junho, às 19h30, no auditório Dr. Germano Hoffmann, na UNIFEBE, em Brusque. O capítulo assinado por ele foca na presença italiana no sul do Estado. “A obra traz detalhes da arquitetura, cultura, religião, música e dança que representam a etnia italiana”, afirmou.

Homenagem na Alesc

As comemorações continuam na próxima quarta-feira, 4 de junho, com um evento oficial promovido pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade será realizada no auditório Antonieta de Barros, onde Unibave e Museu ao Ar Livre também serão homenageados.

Para o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, o selo representa o reconhecimento por décadas de trabalho. “Só temos a agradecer à Alesc e a todos os envolvidos na organização desta grande celebração dos 150 anos da imigração italiana”, afirmou.

Antonio Rozeng
Assessor Imprensa

CERTI reforça presença no ecossistema de mobilidade de Santa Catarina

A Fundação CERTI participa no dia 31 de maio, em Joinville, do Pitch Day do Hackathon SAE BRASIL da Mobilidade 2025 – evento renomado no setor que propõe desafios reais da indústria para serem solucionados por equipes acadêmicas e startups em uma competição para definir as melhores soluções. A instituição, que é referência nacional no desenvolvimento de projetos de mobilidade sustentável, oferecerá aos vencedores da iniciativa uma experiência de imersão no ecossistema de inovação em Florianópolis – com mentorias especializadas e visitas aos seus laboratórios e a sua incubadora, o CELTA.

Integrando o evento como parceira estratégica e também avaliadora em algumas das pré-seleções online, a CERTI reforça sua missão de promover conexões entre conhecimento científico, mercado e sociedade no setor de mobilidade. “Nosso objetivo é fomentar a inovação de impacto, colaborando com a criação de soluções práticas e com potencial de mercado”, destaca Cláudio Bressan Vieira, consultor de negócios da CERTI.

Com foco em descarbonização, economia circular e inteligência artificial, Hackathon SAE BRASIL da Mobilidade 2025 reunirá startups, universidades, alunos e indústrias para propor iniciativas voltadas à mobilidade sustentável e competitiva. O evento integra a jornada de educação empreendedora, com foco na formação de alunos universitários, e irá selecionar as equipes e startups com maior potencial para participar de uma etapa de pré-aceleração que terá sua grande final no 22º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade, nos dias 06 e 07 de agosto, em Curitiba.

Mais informações sobre o evento e o cronograma estão disponíveis no site: https://saebrasil.org.br/

Sobre a CERTI

A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos, com experiência acumulada desde 1984, que contribui para a competitividade e sustentabilidade de seus clientes.

Pauta: Roberto Kreitchmann/Atendimento – Assessoria de Imprensa /Primeira Via Comunicação Integrada

Em crescimento, consumo brasileiro passará de R$ 8 trilhões em 2025

As famílias brasileiras deverão gastar cerca de R$ 8,2 trilhões ao longo deste ano. Com base na atual estimativa de 2% do PIB, essa movimentação representará um aumento real de 3,01% em relação a 2024. A conclusão é do anuário IPC Maps 2025, especializado há mais de 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, de acordo com fontes oficiais.

Mesmo com a elevada taxa de juros e a alta da inflação, o cenário é de otimismo para o consumo, com níveis porcentuais bem acima aos da economia. Segundo Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, a “melhoria dos níveis de emprego com carteira assinada proporcionou uma garantia de renda ao trabalhador, refletindo diretamente na escalada dos valores de consumo.”

A oferta maior de vagas de emprego formal também influenciou a atual configuração do perfil empresarial do País. Se nos anos anteriores houve um grande aumento na quantidade de empresas abertas, sobretudo de Microempreendedores Individuais (MEIs), em 2025 o crescimento de 4,2% em relação a 2024 foi puxado principalmente pelas Microempresas (MEs) em detrimento das MEIs, cuja quantidade basicamente se manteve.

Nesse sentido, o estudo repete a modesta baixa (de 27,80% para 27,72%) na participação das 27 capitais no mercado consumidor. Em queda, também, estão as regiões metropolitanas, que passam a responder por 44,63%, enquanto o interior aumenta sua presença para 55,37% no cenário nacional. Por outro lado, do ano passado para cá, a quantidade de empresas subiu 3,8% nas cidades interioranas e 4,6% nas capitais e regiões metropolitanas, contra 4,2% da média nacional. Tal fenômeno pode ser explicado pela então escalada do home office, que acabou atraindo muitos profissionais e MEIs para o interior em busca de melhor qualidade de vida a menores custos. “Agora, essa ascensão de empregos com carteira assinada vem impactando diretamente a região que, por isso, apresenta um crescimento menor na quantidade de empresas este ano”, justifica Pazzini. Na vantagem, as regiões metropolitanas garantem um incremento superior à média nacional, beneficiadas pela abertura de novas MEs, Sociedades Limitadas (Ltdas), Pequenos Portes (EPPs), entre outras empresas.

Outro destaque é a ligeira, mas esperada, queda da Região Sul na participação do consumo brasileiro. “Enquanto a média nacional da evolução nominal desse potencial é de 11,4%, no Sul esse número caiu para 11,2%. Apenas as classes A e B1 cresceram acima dessa média”, afirma o pesquisador, ao remeter às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em abril do ano passado. Em contrapartida, o Nordeste agora na 2ª posição dentre as cinco regiões em 2025, deverá ter um crescimento significativo. “A prevalecer o atual cenário de real desvalorizado, a região vai continuar atraindo turistas estrangeiros, o que será muito positivo para a economia nordestina”, considera Pazzini.

Por fim, esta edição da Pesquisa IPC Maps reafirma que, na hora de gastar sua renda, os brasileiros se preocupam com os veículos próprios, priorizando novamente a categoria a ponto de superar as despesas com alimentação e bebidas no domicílio.

Perfil básico – Somos em cerca de 213,4 milhões de cidadãos, sendo 186,8 milhões morando na área urbana e respondendo pelo consumo per capita de R$ 40,4 mil, ante R$ 22,6 mil gastos pela população rural. Tais números levam em conta a divulgação do Censo de 2022 e as estimativas populacionais do IBGE para o Brasil e UFs atualizadas no segundo semestre de 2024.

Base consumidora — Sempre liderando o panorama econômico, a classe B2 representa cerca de R$ 1,8 trilhão dos gastos e, junto à B1, estão presentes em 22,1% dos domicílios, assumindo 40% (mais de R$ 3 trilhões) de tudo o que será desembolsado pelas famílias brasileiras. Na sequência, abrangendo quase metade das residências (47,5%), estão C1 e C2 que deverão gastar pouco menos de R$ 2,6 trilhões (34,4%). Já o grupo D/E, que ocupa 27,7% das moradias, consumirá cerca de R$ 737,9 bilhões (9,8%) até o final do ano. Embora em menor quantidade (apenas 2,7% das famílias), a classe A vem, cada vez mais, se distanciando socialmente dos menos favorecidos e ampliando sua movimentação para quase R$ 1,2 trilhões (15,9%).

Já na área rural, a expectativa é que o potencial de consumo chegue a R$ 602,1 bilhões (7,4% do total) ao longo de 2025.

Cenário Regional – No ranking das regiões, o Sudeste segue no topo, respondendo por 48,1% do consumo nacional. Como já mencionado, a Região Sul, com 18,5% de representatividade, perde o segundo lugar para o Nordeste, que aumenta sua fatia para 18,6%. Na quarta posição vem o Centro-Oeste, com 8,8% e, então, a Região Norte, cuja participação é inferior a 6%.

Mercados potenciais – O levantamento analisa, também, o desempenho dos 50 maiores mercados — formados por 21 capitais, 16 municípios do interior e 13 regiões metropolitanas. Juntos, eles movimentarão R$ 3,103 trilhões, ou 38% de tudo o que será consumido em território nacional.

Do ano passado para cá, os principais mercados vêm mantendo suas posições, sendo, em ordem decrescente: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Salvador/BA e Fortaleza/CE, entre outros. Cidades metropolitanas ou interioranas, como Campinas (11º), Guarulhos (13º), São Bernardo do Campo (16º), Santo André (17º), Ribeirão Preto (20º), Sorocaba (21º) e São

José dos Campos (23º), no Estado de São Paulo; Uberlândia (22º), em Minas Gerais; Joinville (24º), em Santa Catarina; e São Gonçalo (25º), no Rio de Janeiro, também se sobressaem nessa lista.

Perfil empresarial – Entre abril de 2024 a abril de 2025, a quantidade de empresas no Brasil cresceu 4,2%, totalizando um pouco menos de 25 milhões de unidades instaladas. Apesar da baixa, os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda são maioria, representando quase 59% (14,7 milhões) das empresas, sendo responsáveis pela criação de 6,3 mil novos CNPJs no período.

Dentre as companhias ativas, 14,2 milhões referem-se a atividades relacionadas a Serviços; seguida pelos segmentos de Comércio, com 5,4 milhões; Indústrias, 3,8 milhões; e Agribusiness, abrangendo mais de 864 mil estabelecimentos.

Geografia da Economia – Tradicionalmente a Região Sudeste também lidera na distribuição de empresas no âmbito nacional, concentrando 51,6% das corporações. Na sequência, estão o Sul, com 18,9%, Nordeste com 16,1% dos negócios, Centro-Oeste com 8,7% e o Norte com apenas 4,6% das organizações existentes no País.

Partindo para a análise quantitativa para cada mil habitantes, o IPC Maps aponta para a vantagem das Regiões Sul e Sudeste com, respectivamente, 150,75 e 145,16 empresas por mil habitantes, além da Centro-Oeste, com 126,36. Já, em queda e bem abaixo da média, estão as regiões Nordeste, com 70,32, e Norte, com apenas 61,71 empresas/mil habitantes.

Hábitos de consumo – Como antecipado, as preferências dos consumidores na hora de gastar seu dinheiro continuam sendo para a categoria de veículo próprio, cujas despesas devem somar R$ 885,9 bilhões, comprometendo 11,7% do orçamento familiar. Tal comportamento tem se repetido nos últimos cinco anos, chegando a superar, inclusive, segmentos como alimentação e bebidas no domicílio, que representam R$ 780,5 bilhões ou 10,3% do consumo domiciliar.

Ainda assim, os itens básicos são prioridade, com grande margem sobre os demais, conforme a seguir: 25,2% dos desembolsos destinam-se à habitação (incluindo aluguéis, impostos, luz, água e gás); 18,7% outras despesas (serviços em geral, reformas, seguros etc.); 6,7% são medicamentos e saúde; 4,6% alimentação e bebidas fora de casa; 3,8% materiais de construção; 3,5% educação; 3,4% vestuário e calçados; 3,4% recreação, cultura e viagens; 3,2% higiene pessoal; 3% móveis e artigos do lar e eletroeletrônicos; 1,4% transportes urbanos; 0,5% para artigos de limpeza; 0,4% fumo; e finalmente, 0,2% refere-se a joias, bijuterias e armarinhos.

Faixas etárias – Em crescimento, a população idosa deve chegar a 35,4 milhões em 2025. Já, a faixa etária economicamente ativa, de 18 a 59 anos, está bem próximo dos 128 milhões, representando 59,8% do total de brasileiros, em sua maioria, mulheres. Enquanto isso, jovens e adolescentes entre 10 e 17 anos somam apenas 23,4 milhões, perdendo para as crianças de até 9 anos, que totalizam 27 milhões.

Sobre o IPC Maps

Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento.

Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.

Fonte: Lívia Aragão McCardell
assessora de imprensa
[email protected]

Espetáculo infantil “Reciclagem Divertida” leva arte e consciência ambiental para escolas públicas de Joaçaba e Herval (SC)

Você já imaginou o que uma latinha pensa antes de ser jogada fora? Ou como uma garrafa plástica se sente ao ganhar uma nova chance de existir? O mundo está cheio de histórias inusitadas – e recicláveis. De 10 a 13 de junho, essas narrativas ganham vida no espetáculo “Reciclagem Divertida”, que desembarca em Joaçaba e Herval (SC) para encantar crianças e adolescentes, transformando resíduos em magia teatral.

Produzido pelo Grupo Teatro Sustentável, o espetáculo realizará 12 apresentações gratuitas em escolas públicas da cidade, levando ao público jovem uma mensagem criativa e envolvente sobre 3Rs de sustentabilidade: reduzir, reaproveitar e reciclar.

A iniciativa conta com o apoio da ADM, empresa líder na comercialização de grãos e nutrição humana e animal, via Lei de Incentivos Fiscais. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo. Por isso, temos orgulho de apoiar iniciativas como o ‘Reciclagem Divertida’, que usa a linguagem da arte para sensibilizar e engajar as novas gerações na construção de um futuro mais circular e sustentável”, destaca Caroline Hoth, especialista em Sustentabilidade da ADM para a América Latina.

Para Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável, o teatro é uma ponte entre o real e o imaginário: “Queremos inspirar uma nova geração de agentes da reciclagem, mostrando, de forma lúdica e afetuosa, que pequenas mudanças no nosso dia a dia podem gerar grandes impactos no planeta.”

Sinopse

Com texto da dramaturga Laura Savlis, o espetáculo acompanha a divertida Trupe da Meia-Noite e do Meio-Dia, que convida o público a embarcar em uma jornada mágica pelo universo da reciclagem. Entre risos e descobertas, os personagens mostram como objetos que seriam descartados podem se transformar em brinquedos, obras de arte ou novos materiais. Afinal, o lixo só existe para quem não sabe olhar e exercitar a criatividade.

Com 50 minutos de duração, o espetáculo aposta em uma cenografia inusitada: materiais recicláveis se tornam elementos cênicos, provando que a imaginação é capaz de transformar o cotidiano em arte.

“Nosso objetivo é ir além da narrativa tradicional e criar um vínculo emocional com a plateia, despertando encantamento e reflexão”, afirma Christiane.

A direção é de Gustavo Zanetti, com figurinos e cenografia assinados por Thales Cristóvão. Interpretado por um elenco experiente e diverso, “Reciclagem Divertida” foi pensado especialmente para crianças e adolescentes que, muitas vezes, têm pouco ou nenhum acesso ao teatro. A iniciativa reforça o papel da arte como ferramenta de transformação e incentivo à consciência ambiental desde cedo.

Serviço: Apresentações da peça “Reciclagem Divertida”

Datas: 10 e 11/06

Horários: 08h30, 10h30, 13h30 e 15h30

Local: Teatro Alfredo Sigwald – Rua Roberto Trompovski – Nº 63

Cidade: Joaçaba

Data: 12/06

Horários: 10h15 e 15h30

Local: GEM. Nossa Senhora de Fátima – Rua Manoel Ferreira – Nº 70

Cidade: Herval

Data:13/06

Horários: 10h15 e 14h30

Local: CME. Pequeno Príncipe – Rua Senador Euzébio – Nº 240

Cidade: Herval

Sobre a ADM

A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos uma essencial gestora e processadora global da cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um provedor líder de nutrição humana e animal, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções naturais.

Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha de produtos líder da indústria para consumidores em busca de novas maneiras de viver vidas mais saudáveis. Somos inovadores de ponta, guiando o caminho para um futuro de novas soluções para consumidores e indústria. E somos líderes em sustentabilidade, atuando em toda a cadeia de valor para ajudar na descarbonização das múltiplas indústrias que atendemos. Ao redor do mundo, nossa inovação e expertise estão atendendo necessidades críticas, nutrindo a qualidade de vida e apoiando um planeta mais saudável. Saiba mais em Link

Sobre o Teatro Sustentável

O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.

O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.

As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.

Fonte da Pauta: Eliane Tanaka/[email protected]

Empresário e esposa são agredidos durante roubo a residência

Um casal foi vítima de um roubo e de agressão durante a madrugada desta quarta-feira (28), em Sangão. O crime aconteceu por volta da 1h45 na residência de um dos proprietários de uma cerâmica, localizada às margens da Rodovia dos Imigrantes.

Segundo a Polícia Militar, três homens encapuzados invadiram a casa enquanto o casal dormia. Um dos suspeitos estava armado com uma pistola.

Eles exigiram a chave do carro, dinheiro e uma arma de fogo. Durante a ação, os assaltantes agrediram o homem, de 58 anos, e sua esposa com socos, empurrões e chutes.

O trio permaneceu no local por cerca de 10 minutos e fugiu levando uma caminhonete Kyron, R$ 1.100 em dinheiro, documentos pessoais, um revólver calibre .22 antigo, dois celulares Xiaomi e duas garrafas de uísque.

Imagens de câmeras de segurança revelaram que havia um quarto suspeito do lado de fora da casa e um veículo de apoio, um Fiat Mobi prata com o porta-malas preto, informou a PM.

Guarnições da região foram acionadas, mas, até o momento, os suspeitos e os veículos não foram localizados.

Atendimentos no Hospital de Orleans nas últimas 24h

A Fundação Hospitalar Santa Otília de Orleans informa que nas últimas 24 horas os profissionais daquela casa de saúde atenderam os seguintes serviços:

-No pronto socorro foram atendidas 126 pessoas;

-Na parte de internados somam 30 pessoas;

-Na clínica médica tem 26 pacientes;

-No setor de maternidade de 04 crianças internadas;

-Nesse tempo aconteceu 1 nascimento;

-Nesse período foram realizadas 10 cirurgias;

-O hospital registrou 1 óbito RN do sexo masculino.

As informações são da colaboradora Richele Maurício

Grande apreensão de drogas e prisão por tráfico é realizada em Braço do Norte

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM) resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas e na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes em Braço do Norte, nessa terça-feira (27). A ação é fruto de aproximadamente um ano de investigação, que contou com o apoio do serviço de inteligência da PM.

A apuração indicou que um dos locais alvo dos mandados de busca era utilizado para armazenamento de drogas. Durante a operação, as autoridades apreenderam:

16 porções de cocaína já fracionadas para comercialização, pesando cerca de 7,5 gramas.
No interior de um veículo do investigado, foram encontradas duas porções grandes de maconha, totalizando aproximadamente um quilo, e duas porções menores, somando cerca de 40 gramas.

Na residência do suspeito, os policiais apreenderam cinco tabletes grandes e duas porções menores de maconha, que totalizaram cerca de cinco quilos da droga.
Também foram localizados 100 comprimidos de ecstasy, aproximadamente 56 gramas de cocaína e 3,6 gramas de MD.

Em outro endereço, os policiais civis encontraram aproximadamente 6,3 gramas de maconha do tipo flor (‘camarão’) e três porções de haxixe, totalizando cerca de quatro gramas.

Além dos entorpecentes, a operação resultou na apreensão de uma balança de precisão, um automóvel utilizado para a entrega das drogas, um aparelho celular e dinheiro em espécie.

O investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após a formalização dos procedimentos, ele foi encaminhado ao presídio.

Fonte: HC

Preço do gás de cozinha tem variação de até 21% em TB

A pesquisa mensal de preços do gás de cozinha, realizada pelo Procon de Tubarão referente ao mês de maio, revelou diferenças nos valores praticados na cidade, destacando a importância da pesquisa para o consumidor. O levantamento consultou oito estabelecimentos e identificou variações significativas, especialmente para quem retira o botijão no local.

Para os consumidores que optam pela retirada direta no ponto de venda, a pesquisa de maio apontou que o pagamento à vista apresentou uma variação de 21,05%. O menor preço encontrado foi de R$ 95, enquanto o maior valor chegou a R$ 115. O preço médio para pagamento à vista na retirada ficou em R$ 106,88.

No pagamento com cartão de débito, a variação se manteve em 21,05%, com os mesmos estabelecimentos registrando os menores e maiores preços. Já no cartão de crédito, a diferença foi um pouco menor, 15%, com o preço mínimo de R$ 100 e máximo de R$ 115.

Quando a escolha é pela entrega do botijão em domicílio, a pesquisa de maio mostrou uma variação menor, mas ainda existente. No pagamento à vista com entrega, a diferença entre o menor preço (R$ 115) e o maior (R$ 125) foi de 8,7%. Para pagamentos no débito ou crédito com entrega, a variação foi de 5,93%. O menor valor foi R$ 118 e o maior, R$ 125.

Também foram verificados os preços cobrados pelo casco vazio do botijão P13. Para este item, o menor valor encontrado foi de R$ 305 e o maior foi de R$ 350.

Dados completos   

A pesquisa completa encontra-se disponível no site da prefeitura: www.tubarao.sc.gov.br.

DS