Início Site

Faleceu aos 64 anos o Sr. Valerí Baschirotto

Faleceu hoje dia (10) ás 10:30 em sua residência na localidade de Barracão com a idade de 64 anos o senhor Valerí Baschirotto, deixa esposa, 2 filhos e 2 netos. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária da localidade de Barracão, sepultamento será amanhã dia (11) ás 10:00 da manhã no cemitério da localidade havendo antes celebração de corpo presente na matriz local.

Hospital São José de Criciúma abre novas oportunidades de emprego

O Hospital São José de Criciúma, referência em saúde e alta complexidade no Sul de Santa Catarina, está com vagas em aberto para a contratação de novos profissionais em diversos setores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a excelência no atendimento e o fortalecimento de sua equipe multidisciplinar, que atualmente conta com mais de 1.700 colaboradores.

As oportunidades são voltadas a diferentes áreas e níveis de formação, e estão abertas também para pessoas com deficiência (PCDs). Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail: [email protected] ou entrar em contato pelo telefone: (48) 3431-1573 ou WhatsApp: (48) 3431-1658.

Vagas nos mais diversos setores:

Designer;

Social media;

Técnico em enfermagem;

Controlador de acesso;

Enfermeiro (a);

Assistente social;

Recepcionista;

Teleatendimento;

Técnico de Eletrotécnica;

Estofador de Móveis;

Auxiliar de Mecânico;

Assistente de Farmácia;

Higienização;

Estagiário;

Auxiliar de faturamento;

Assistente de faturamento;

Analista de faturamento;

Assistente de materiais esterilizados;

Maqueiro;

Captação de recursos;

Serviço de conservação e limpeza;

Técnico de laboratório;

Copeira;

Jovem aprendiz (18 anos no mínimo).

Carro roubado em SP e que circulava com placas clonadas é recuperado na BR-101

Policiais rodoviários federais recuperaram na tarde desta segunda-feira (09), na BR-101 em Palhoça, um automóvel roubado em São Paulo e que circulava clonado.

Durante a vistoria veicular, os PRFs notaram que havia remarcação dos sinais identificadores do Hyundai/HB20. Após consulta aos sistemas, identificaram que o automóvel portava placas clonadas de outro HB20, de mesmas características. O veículo, emplacado em Campinas/SP, tinha registro de roubo em agosto de 2024 na cidade paulista.

O condutor, de 52 anos, alegou não saber que o veículo era produto de crime. Ele foi levado à Delegacia de Polícia de Palhoça, onde vai responder por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e/ou receptação.

Os vereadores de Orleans estiveram reuidos nesta segunda dia 9 ás 19h

Aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda-feira dia 09 ás 19:00. A Presidência foi do vereador Joel Cavanholi, nesta noite projetos, moção e requerimentos foram aprovados, você pode conferir tudo sobre a sessão no linka abaixo:

EXPEDIENTE
TÍTULO AUTORIA RESUMO DESTINO
PROJETO DE LEI PE Nº 0035 DE 06 DE JUNHO DE 2025 Poder Executivo “AUTORIZA FIRMAR PARCERIA POR MEIO DE TERMO DE FOMENTO COM A APA – ASSOCIAÇÃO PRÓ AUTISMO DE ORLEANS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” Leitura
PROJETO DE LEI PE Nº 0036 DE 09 DE JUNHO DE 2025 Poder Executivo “AUTORIZA FIRMAR PARCERIA POR MEIO DE TERMO DE FOMENTO COM A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DA EEB JOSÉ ANTUNES MATTOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” Leitura
PROJETO DE LEI PE Nº 0037 DE 09 DE JUNHO DE 2025 Poder Executivo “AUTORIZA FIRMAR PARCERIA POR MEIO DE TERMO DE FOMENTO COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE RIO LARANJEIRAS” Leitura
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR LEGISLATIVO PL Nº 0002 DE 27 DE MAIO DE 2025 Murilo Oliveira Hoffmann ” ALTERA O ARTIGO 75 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1435 DE 18 DE DEZEMBRO DE 1998 – INSTITUI O CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE ORLEANS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Leitura
Protocolo: [ 0751 / 2025 ] – Ofic Marlene Turazzi Moreira – Diretora do Centro Educacional Meta Solicita autorização para os alunos do 5º ano visitarem a Câmara de Vereadores. Leitura
Protocolo: [ 0748 / 2025 ] – Ofic Valdir Cristóvão de Oliveira Junior – Cap PM – Cmt da 2ª Cia/29ºBPM Solicita concessão de espaço na tribuna para realizar a apresentação oficial do novo comandante da 2ª Companhia do 29ºBPM aos vereadores e à comunidade orleanense. Leitura
Protocolo: [ 0752 / 2025 ] – Ofic Guilherme M. Orben – Secretário de A gricultura Encaminha relatório do Programa Porteira Adentro, referente o mês de maio/2025. Leitura
VEREADORES INSCRITOS
  1. VEREADOR PEDRO JOÃO ORBEN
  2. VEREADOR LEANDRO MARTINS
  3. VEREADORA MAIARA DAL PONTE MARTINS
  4. VEREADORA MIRELE DEBIASI
  5. VEREADOR MURILO HOFFMANN
  6. VEREADOR DOVAGNER BASCHIROTTO
  7. VEREADOR JOSEMAR SACOM
  8. VEREADOR OSVALDO CRUZETTA
  9. VEREADORA MARLISE ZOMER
  10. VEREADORA GENAÍNA C. CACIATORI
  11. VEREADOR JOEL CAVANHOLI
ORDEM DO DIA
TÍTULO AUTORIA RESUMO DESTINO
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 014 DE 06 DE JUNHO DE 2025 Joel Cavanholi NOMINA COMO RUA  ABRAHÃO NICOLADELLI, A RUA HOJE DENOMINADA COMO “ESTRADA GERAL CORRIDAS”, CEM INÍCIO NA RUA AGENOR LOLI E TÉRMINO NA ÁREA RURAL, LOCALIZADA NO BAIRRO CORRIDAS, MUNICÍPIO DE ORLEANS/SC. Discussão/Votação
Única
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 015 DE 06 DE MAIO DE 2025 Joel Cavanholi NOMINA COMO RUA  RUA ANGELO SPRICIGO, A RUA HOJE DENOMINADA COMO “RUA PROJETADA B1”, COM INÍCIO NA RUA DOMINGOS BORGHESAN E TÉRMINO NA PROPRIEDADE DE JOSÉ VLADIMIR DE VILLA, LOCALIZADA NO BAIRRO COLONINHA, MUNICÍPIO DE ORLEANS/SC. Discussão/Votação
Única
MOÇÃO Nº 0002/2025 Joel Cavanholi; Mirele Debiasi ; Dovagner Baschirotto; Genaina Coan; Leandro Martins; Marlise Maria Salvador Zomer; Pedro João Orben; Maiara Dalponte Martins; Osvaldo Cruzetta; Josemar Sacom; Murilo Oliveira Hoffmann QUE SEJA ENVIADA MOÇÃO DE APLAUSOS AO DEPUTADO ESTADUAL MARCIUS MACHADO (PL), PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PARABENIZANDO PELA REALIZAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O PROGRAMA PET LEVADO A SÉRIO. Discussão/Votação
Única
MOÇÃO Nº 0003/2025 Maiara Dalponte Martins; Dovagner Baschirotto; Marlise Maria Salvador Zomer; Pedro João Orben; Mirele Debiasi “Pelos 150 anos da Grande Imigração Italiana e o legado deixado pelos imigrantes italianos em nossa história e cultura”. Discussão/Votação
Única
REQUERIMENTO Nº 0019/2025 Dovagner Baschirotto; Maiara Dalponte Martins; Pedro João Orben; Mirele Debiasi ; Marlise Maria Salvador Zomer ” Que o Executivo encaminhe prestação de contas referente a compra dos equipamentos e veículos adquiridos recentemente com recursos próprios.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0142/2025 Leandro Martins ” Que o executivo providencie a instalação de iluminação pública nas pontes localizadas na rua Dona Adelaide Martins e na rua Vereador Ameterio Comeli, situadas no bairro Pindotiba.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0143/2025 Genaina Coan ” Que o Legislativo Municipal preste uma homenagem especial aos ilustres professores Felipe Bonetti, Vanderleia Mendes Jung, João Ribeiro e Edvaldo Canever, em reconhecimento aos seus longos anos de dedicação e contribuição para o esporte em nossa cidade.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0145/2025 Joel Cavanholi  ” Que o Legislativo faça uma Audiência Publica para discutir e buscar soluções sobre o problema dos plantões das farmácias no município.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0146/2025 Murilo Oliveira Hoffmann ” Que o Executivo, por meio do setor competente, providencie a elaboração de um projeto a ser encaminhado ao SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) para solucionar o problema de acidentes que têm ocorrido por conversões na rodovia SC-108, nas proximidades da Associação Atlética do Grupo FCO, também conhecida como Associação da Plaszom.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0147/2025 Marlise Maria Salvador Zomer  ” Que o Executivo coloque um corrimão na Praça Celso Ramos esquina da Loja Talismã (apenas referência).” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0148/2025 Marlise Maria Salvador Zomer  ” Que o Executivo faça uma vez por mês o ” Dia da Família”, com várias atividades voltadas a familia a serem realizadas na Praça Celso Ramos.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0149/2025 Murilo Oliveira Hoffmann  ” Que o Executivo providencie a substituição das lâmpadas queimadas dos postes nas ruas Dorvalino Cechinel e Pedro Hoffmann, no bairro Barro Vermelho.” Discussão/Votação
Única
Indicação nº. 0150/2025 Osvaldo Cruzetta ” Que seja enviado oficio solicitando que o Secretário da Administração venha a Tribuna da Câmara para esclarecer o porque da demora  na liberação das bolsa de estudo e que relate quais os repasses que foram feitos através de emendas dos Deputados ao município nos últimos meses.” Discussão/Votação
Única

 

Faleceu aos 84 anos a Sra. Maurina Caetano Izidoro

Faceleu hoje dia (10) ás 5:50 no hospital São José de Criciúma aos 84 anos a senhora Maurina Caetano Izidoro, deixa 6 filhos, (1 em memória), netos e bisnetos. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Municipal de Orleans, sepultamento será amanhã dia (11) ás 08:30 da manhã no cemitério municipal havendo antes celebração de corpo presente na capela local.

Inscrições abertas para a 1ª Corrida da Festa da Tainha

Entre as novidades deste ano, a 28ª edição da Festa da Tainha, de Balneário Rincão, é a corrida de rua, que contará com as distâncias de 3km e 5km pelas ruas centrais do município. A prova vai ocorrer no último dia de evento, no dia 13 de julho, a partir das 8 horas e as inscrições já estão abertas no site www.atletis.com.br.

“A corrida de rua tem se tornado cada vez mais uma prática comum em todos os lugares que estamos. Então, porque não colocar na nossa festa e isso ser um atrativo ainda mais para as pessoas virem à nossa cidade viver esse momento conosco. E logo depois da prova, para repor as energias, os nossos restaurantes vão estar servindo o melhor da nossa gastronomia”, pontua o Prefeito Luiz Laurindo.

Os atletas terão o custo, por atleta, será de R$ 40 reais e este valor inclui, para os atletas que concluírem a prova, medalha de participação e chip para rastreamento ao longo do percurso. Ainda, os melhores colocados na categoria geral, serão premiados com um troféu.

Lucas Sabino

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Balneário Rincão

Confira como foram os atendimentos no Hospital de Orleans nas últimas 24h

A Fundação Hospitalar Santa Otília informa que nas últimas 24 horas os profissionais daquela casa de saúde atenderam os seguintes serviços:

-No Pronto Socorro: 175 atendimentos;

-Total de internados: 25 pessoas;

-Foram realizadas: 5 cirurgias;

As informações são da colaboradora Richele Maurício

Família Lima será a atração nacional na 28ª Festa da Tainha

A Prefeitura do Balneário Rincão lançou nesta segunda-feira (9), a programação oficial da 28ª Festa da Tainha, que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho. Neste ano, a festa vai contar com um dia a mais de programação e terá Família Lima e Tchê Garotos como atrações principais. O evento foi prestigiado pela imprensa da região e por autoridades locais.

A programação e shows iniciam na quinta-feira (10), com artistas locais e a banda Tchê Garotos. Na sexta-feira (11), quem sobe no palco da festa é a Família Lima, seguidos da Banda Matusa. No sábado (12), Elton e Everton e Neguinho e Emanuel embalam a terceira noite de evento. No domingo, a programação continua com Teto Fernandes.

O prefeito Luiz Laurindo, destacou que este ano o formato da festa será diferente, que visa valorizar ainda mais a gastronomia da cidade. “Este ano vamos ter a estrutura do palco dentro do pavilhão, desta forma vamos manter os restaurantes ativos e movimentados até o final do evento. E com a melhora do local da festa, isso vai poder ser realizado com tranquilidade este ano. A Festa da Tainha é um evento para atrair ainda mais as famílias para a nossa praia. Pensamos em uma programação para agradar todos os gostos”, pontua.

O espaço da festa vai continuar sendo na Praça Central, porém, o espaço está recebendo infraestrutura para melhor atender às festas do município. A colocação de lajotas e aumento de pontos de energia e água vai garantir que os eventos tenham mais organização.

Escolha da corte da festa

A escolha da nova Corte da Festa será realizada na próxima sexta-feira (13), durante a programação da JuliFest, que ocorre no calçadão central e reúne todas as escolas do município em uma grande festa junina.

Confira a programação completa da festa

 QUINTA

10H00 – Acolhida dos Expositores

18H00 – Abertura da Praça Gastronômica da Tainha

19H00 – Abertura dos Stands expositores

19H30 – Solenidade abertura 28ª Festa da Tainha 2025

20H00 – Da Matta Voz e Violão

21H00 – Show com Elton e Everton

22H30 – Show com Tchê Garotos

SEXTA

11H00 – Abertura dos Stands e Pavilhão de Expositores (corrigido à mão de 10H00 para 11H00)

12H00 – Tombo do Pirão

14H00 – Baile da Melhor Idade (Banda Os Campesinos)

19H30 – Alexandre Netto e Banda

22H00 – Show Nacional com Família Lima

00H00 – Banda Matusa

01H00 – Encerramento

SÁBADO

10H00 – Abertura dos Stands e Pavilhão de Expositores

11H15 – Projeto Ballet

11H30 – Abertura Praça Gastronômica da Tainha

11H30 – Depois da Hora

14H15 – Grupo Dance Ladies

14H30 – Apresentação Escola José Réus – Dança Açoriana

16H00 – Edu Bortolini

19H00 – Mario Jr e Douglas

21H00 – Show com Elton e Everton

23H00 – Show com Neguinho e Emanuel

01H00 – Encerramento

DOMINGO

08H00 – Corrida da Tainha

10H00 – Abertura dos Stands e Pavilhão de Expositores

11H30 – Go Back

11H00 – Abertura Praça Gastronômica da Tainha

12H00 – Almoço da Família

14H00 – Teto Fernandes

17H30 – Encerramento

 

Colaboração: Comunicação – Prefeitura de Balneário Rincão

Centro de Triagem Respiratória de Orleans atende mais de 1.000 pacientes em um mês

Após um mês de funcionamento, a Prefeitura de Orleans encerrou as atividades do Centro de Triagem para Doenças Respiratórias. A partir desta segunda-feira (09/06), a Unidade de Saúde São José, que abrigava a estrutura, retomará seus atendimentos regulares à população.

Os dados finais de atendimento ainda estão sendo processados, mas a estimativa é de que mais de 1.000 pacientes tenham sido atendidos. Destes, mais de 350 fizeram testes e pelo menos 90 deles tiveram resultado positivo para a gripe H1N1. Não houve registro de casos de Covid19.

Instalado no dia 7 de maio por determinação do prefeito Fernando Cruzetta, o centro foi uma resposta imediata ao aumento expressivo de casos gripais e de H1N1 na região. A estratégia permitiu isolar os atendimentos respiratórios e evitar sobrecarga nas demais unidades de saúde e no hospital do município.

“Com planejamento e foco na prevenção, conseguimos atender com agilidade e segurança os pacientes com sintomas respiratórios, garantindo um serviço organizado, mesmo diante do cenário de alerta”, destacou o prefeito Fernando Cruzetta.

Segundo ele, o modelo adotado em Orleans foi procurado por municípios da Região Carbonífera interessados em replicar a estratégia local.

O encerramento das atividades foi definido com base no monitoramento diário dos atendimentos. Inicialmente prevista para funcionar até 30 de maio, a unidade teve o prazo prorrogado até 6 de junho para absorver a demanda de casos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o centro poderá ser reativado a qualquer momento, caso os indicadores apontem nova necessidade.

“Chegamos ao final deste período crítico com a convicção de que a decisão foi acertada. Concentramos os casos suspeitos em um local exclusivo, com estrutura adequada, equipe preparada e protocolo clínico bem definido. Isso nos permitiu proteger os demais pacientes e manter a rede funcionando de forma equilibrada”, avaliou o secretário de Saúde, Paulo Conti.

A partir de agora, pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, especialmente em casos como febre baixa, tosse e mal-estar. Já sinais de agravamento, como febre persistente e dificuldade para respirar, devem ser encaminhados diretamente ao hospital.

No período mais crítico, a unidade chegou a funcionar das 8h às 20h, com intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, com presença de médico clínico geral em tempo integral, pediatra no período da manhã e equipe de enfermagem reforçada. Nos primeiros 15 dias, mais de 700 pessoas foram atendidas.

Colaboração: Altair Magagnin Jr.

Feriado Municipal de São Ludgero será no dia 12 de junho

A Prefeitura Municipal de São Ludgero publicou recentemente o Decreto nº 036/2025 e a Lei Complementar nº 342/2025, promovendo mudanças importantes no calendário oficial de feriados do município. As novas normas restabelecem datas históricas para celebrações locais, revertendo alterações feitas em legislações anteriores.

A principal mudança introduzida pela Lei Complementar nº 342, de 23 de abril de 2025, é a revogação da Lei Complementar nº 134/2014, que havia determinado a antecipação dos feriados municipais de 26 de março (aniversário de São Ludgero) e 12 de junho (emancipação político-administrativa) para as segundas-feiras subsequentes, com o intuito de prolongar fins de semana. Com a revogação, os feriados voltam a ser comemorados nas datas originais, conforme estabelecido pela antiga Lei Complementar nº 50/1966.

Complementando essa mudança, o Decreto nº 036/2025, assinado pelo prefeito Paulo Sérgio Lorenzetti, altera o Decreto nº 003/2025, que fixava o calendário de feriados e pontos facultativos. Com a nova redação, o dia 12 de junho retorna oficialmente como feriado municipal, comemorado na quinta-feira, em reconhecimento à emancipação do município.

Resgate da Tradição e Valorização da História Local

Segundo o prefeito Paulo Sérgio Lorenzetti, as alterações têm como objetivo “resgatar o valor simbólico e histórico das datas que marcam a identidade do povo são-ludgerense”. A volta das celebrações às datas originais também permitirá à população relembrar e celebrar momentos importantes de sua história, como o aniversário de emancipação do município, com maior significado e envolvimento comunitário.

A medida também deve impactar diretamente a organização de eventos culturais e cívicos, como desfiles, missas e atos públicos, que agora poderão ocorrer nos dias corretos de referência histórica.

Impactos para os Servidores e a População

Com a redefinição das datas, os órgãos e entidades da administração direta e indireta do município deverão adaptar seus cronogramas para 2025. A mudança reforça a necessidade de atualização nos calendários institucionais e escolares, além de orientar o comércio e o setor de serviços quanto ao funcionamento nas novas datas de feriado.

Comunicação Prefeitura de São Ludgero