A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) integrou, entre os dias 2 e 5 de dezembro, a Operação CODESUL II, ação conjunta que reúne forças de segurança de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao crime organizado, especialmente no combate a atividades transfronteiriças e transnacionais.
A participação catarinense foi coordenada pela Gerência de Delegacias Especializadas (GDE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), responsável pelo gerenciamento da operação e consolidação das estatísticas. Ao todo, cerca de 192 policiais civis atuaram com apoio de 61 viaturas e seis cães-policiais.
Os resultados obtidos incluem a prisão de 24 suspeitos e a apreensão de aproximadamente 54 quilos de maconha, 1,1 quilo de cocaína e crack, além de sete armas de fogo — entre elas dois fuzis — e mais de 3 mil munições. Também foram recolhidas prensas e insumos utilizados na recarga de munições, atingindo diretamente a capacidade bélica de organizações criminosas.
Durante a operação, a PCSC realizou ainda a incineração de mais de 600 quilos de drogas: 592 kg de maconha, 38 kg de cocaína e crack, além de 225 comprimidos de ecstasy.
Foram destacadas na ação unidades como as DICs de Lages, Xanxerê, Laguna, Jaraguá do Sul e Brusque; NOCs de São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Chapecó; a Divisão de Homicídios de Criciúma; a DCE da Capital; a DECOD de São José; a DFRC/DEIC; a 4ª DECOR/DEIC; as delegacias de Xaxim e Tubarão, além de equipes envolvidas na Operação Protetor.





















