FLORIANÓPOLIS | Sedia o IV Encontro Sul-Brasileiro de Doenças Raras

Evento reuniu pacientes, associações, profissionais da saúde e gestores públicos em três dias de diálogo, aprendizado e fortalecimento de redes

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a capital catarinense sediou o IV Encontro Sul-Brasileiro de Doenças Raras, que reuniu pacientes, associações, profissionais da saúde e gestores públicos em três dias intensos de diálogo, aprendizado e fortalecimento de redes. Realizado no Hotel SESC Cacupé, o evento superou expectativas e reforçou seu papel como um dos principais espaços de articulação e visibilidade para a causa das doenças raras no país.

A abertura foi conduzida por Margareth Carreirão, presidente da Associação Catarinense de Doenças Raras (ACDR & ACAMU), entidade que oferece apoio emocional, material e social a mais de 500 famílias em Florianópolis e outras regiões de Santa Catarina. A atuação da associação engloba não apenas o acolhimento direto, mas também ações de conscientização e mobilização por políticas públicas voltadas às pessoas com doenças raras, promovendo inclusão, dignidade e acesso a direitos.

“Contamos com ótimas discussões, troca de experiências e uma participação muito engajada das famílias, profissionais e gestores. Saímos fortalecidos e com muitos encaminhamentos importantes. O encontro é um momento para ampliar conhecimentos, aproximar pessoas e fortalecer a luta por políticas públicas mais efetivas. Trata-se de um espaço de impacto concreto na vida de muitas famílias, que contribui para que o movimento de doenças raras em Santa Catarina e no Brasil siga crescendo em representatividade, visibilidade e mobilização”, explica Margareth.

Assim como em anos anteriores, o encontro teve como propósito compartilhar informações atualizadas sobre metodologias, tratamentos e políticas públicas, além de dar destaque às vivências de quem convive com uma condição rara. Nesta edição, o impacto foi ampliado pelo engajamento do público: foram 280 inscritos, 138 pessoas hospedadas vindas de outras cidades e 57 convidados, incluindo representantes de diversas regiões, oito de Porto Alegre, 26 do Nordeste, 11 de São Paulo, cinco do Paraná, quatro do Piauí e sete de Brasília e Goiás.

A programação contou com mesas-redondas, rodas de conversa e debates sobre avanços e desafios no cenário nacional, como a mesa “Doenças Raras no Brasil: Avanços e caminhos para soluções”, a roda de associações de pacientes “Vozes Raras – Conectando Associações e Experiências” e a roda de pacientes raros “Nossa Voz, Nossa Força”.

O IV Encontro Sul-Brasileiro de Doenças Raras contou com o patrocínio da BioMarin, farmacêutica global de biotecnologia reconhecida pelo desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças raras, reafirmando o compromisso do setor com pesquisa, diagnóstico precoce e expansão das opções terapêuticas.

Livro sobre PKU é apresentado e marca momento de destaque no encontro

O encontro também contou com o lançamento do livro dedicado à fenilcetonúria (PKU), em 12 de novembro. A obra, escrita de maneira sensível, apresenta conteúdo atualizado e um olhar humanizado sobre a condição, contribuindo para a disseminação de informações qualificadas.

O lançamento teve ampla participação e promoveu troca de experiências entre famílias, profissionais e pacientes. Além de destacar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado, o momento reforçou a união da comunidade. Todos os participantes foram presenteados com um exemplar, celebrando a trajetória de “Sophi”, personagem fictícia que representa vivências reais de pessoas com PKU.

Pauta | Bianca Passos

Últimas notícias

Espetáculo de Natal será realizado neste domingo

O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, prepara o...

Sub-20 do Tigre está na decisão da Copa Sul

A equipe Sub-20 do Criciúma está na final da...

PL 864/2019: Especialista em direito desportivo analisa projeto de lei que torna profi ssional o cargo do árbitro de futebol

Idealizado pelo senador Veneziano Vital Rego do MDB/PB ,...

Colisão frontal entre caminhão e van deixa seis feridos e mobiliza grande operação de resgate

Seis pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre...

Homem morre após picada de inseto em área de mata em Treviso

Um homem de 40 anos morreu na manhã desta...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas